IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Biografias – Personagens da História do Metodismo
Rio, 12/4/2008
 

Elizabeth Walbridge —“A Filha do Leiteiro"

Paul Eugene Buyers (*)

Mencionamos Elizabeth Walbridge, não porque tenha ocupado um lugar de destaque no mundo intelectual ou social, mas porque foi uma das pequeninas e obscuras filhas de Deus que souberam honrar seu lugar como empregada, /como filha obediente, como cristã que conhecia a Deus e como ganhadora de almas para Cristo.

Um capelão, impedido de embarcar, pregou um domingo numa capela. A moça, para mostrar seu vestido novo e para satisfazer a sua curiosidade, pediu licença a patroa para assistir ao culto. Foi-se cheia de si com o seu vestido novo. Um vestido luxuoso e enfeitado demais para sua posição.

O pregador tornou para seu texto I Pedro 5:5 "cingi-vos todos de humildade'”. Ela ficou envergonhada consigo mesma, ouvindo o pregador comparar o vestuário do corpo com o da alma. "Eu tremia enquanto ele falava, disse ela, e ao mesmo tempo sentia profunda atração às palavras que ele dizia. Ele me abriu a riqueza da graça divina, mostrando-me o processo pelo qual Deus salva o pecador. Fiquei impressionada com aquilo que eu tinha feito durante todos os dias de minha vida. Ele lembrou o exemplo humilde de Cristo meigo e manso; então senti quão pretensiosa era a minha vaidade e meu orgulho. Ele representou Cristo como sabedoria e eu sentia a minha ignorância; ele levantou Cristo Como justiça e eu estava convicta da minha culpa; ele demonstrou ser Cristo a satisfação e eu via a minha corrupção; ele o proclamava como redenção e eu me sentia escrava do pecado, presa de satanás. Daí concluiu ele com um ardente apelo aos pecadores, exortando-os a fugirem da ira vindoura, abandonando o amor aos adornos exteriores, revestindo-se de Jesus Cristo e adornando-se com a verdadeira humildade”.

“Daquela hora em diante não mais deixei de sentir o calor de minha alma e o perigo de um coração pecaminoso. Dentro de mim louvava a Deus pelo discurso, embora tivesse a minha mente num estado de grande confusão". (Richmond, p. 99-100).
A experiência desta moça revela o espírito do Metodismo que penetrava todas as camadas da sociedade e ganhava almas para Cristo. Essa moça ocupava uma posição humilde na sociedade, mas possuía um coração cheio de vaidade feminina. Ouvindo um sermão de um pregador metodista, caiu em si, arrependeu-se das suas vaidades e tornou-se crente fervorosa e exemplar. Cuidou de levar e de fato levou seus pais e seus irmãos a Cristo. Morreu triunfante na fé. Um de seus irmãos tornou-se pregador local e serviu nesse trabalho por quarenta anos, na ilha de Wight. Ao lado da casa em que ela morou fica uma capela metodista.

O folheto "A Filha do Leiteiro" — escrito pelo rev. Leigh Richmond, narrando a sua experiência, e alguns fatos na sua vida tem contribuído para converter e confortar milhares de pessoas. Já foi traduzido para mais de trinta línguas.

___________________________
(*) Texto extraído das páginas 128 e 129 do livro História do Metodismo, de Paul Eugene Buyers, publicado pela saudosa Imprensa Metodista em 1945.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.