IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Biografias – Gente da Vila
Rio, 5/11/2011
 

Neuza Dutra Tinoco

No boletim de 1º de agosto de 2010 falando dessa querida irmã, escrevemos:
“Neusa faz parte do Coral Henrique Soares há mais de 50 anos praticamente ininterruptos. É uma das coristas mais antigas. Só em 1982 transferiu-se para a Igreja do Catete, vol-tando para a Vila um ano depois. Desde que chegou aqui em Vila Isabel na segunda metade da década de 50, aqui foi acolhida, fez amigos, estabeleceu fortes laços de fraternidade, cultivou sua fé e aqui serviu e adorou a Deus seu Senhor e Salvador. O amor reúne e faz as pessoas sentirem alegres por estarem juntas. Assim é o ambiente de nossa Igreja, assim é o ambiente do Coral Henrique Soares. Quem experimenta gosta!”

O Pastor Luciano, nos últimos contatos que manteve com nossa irmã Neusa Tinoco, escreveu:

Neusa nasceu em 28/01/1930 e está na Igreja Evangélica desde os sete anos de ida-de. Quando a família veio de Portugal, as dificuldades eram muitas, mas a família era unida. Prova disso, a mãe de Neusa, que freqüentava a Igreja Presbiteriana em Portugal, ficou muito abalada quando seu sogro, de quem tanto gostava, faleceu.

Sua mãe ainda não tinha uma igreja que freqüentasse no Brasil. Foi então que vizi-nhos da família fizeram-lhes o convite para irem a um culto na Igreja dos Irmãos Unidos. Foram e ingressaram no rol daquela igreja, onde mais tarde Neusa casou com Hugo de Oliveira Tinoco e teve seus dois primeiros filhos: Flávia e Hugo.

Devido a uma divergência entre o marido de Neusa, Hugo, e a liderança da igreja dos Irmãos Unidos que freqüentavam, a família Dutra Tinoco, que residia em Vila Isabel, na Rua Souza Franco, veio para a Igreja Metodista com o casal de filhos mais velhos. As filhas Sílvia e Leila nasceram após a vinda família para a Igreja de Vila Isabel.

O entrosamento da família com a nova igreja foi rápido. Neusa tocava o órgão e seu marido Hugo cantava no coral. Os filhos fizeram novas amizades e começaram a partici-par ativamente. O filho Hugo se entrosou com os moços da igreja e estava presente nas atividades religiosas e brincadeiras, como tomar banho na caixa d’água.

De tanto acompanhar o marido aos ensaios do coral, Neusa passou a integrá-lo, cantando como contralto. O entrosamento da família com a igreja durou até o falecimento do Hugo, o pai. A partir de então os filhos foram se ausentando e, após casados, não chegaram a integrar suas respectivas famílias na igreja.

Neusa sentiu tremendamente a perda do marido, mas continuou firme. Mesmo com o desânimo que se abateu sobre os filhos, Neusa não deixou de lado a sua fé nem o compromisso com a igreja que continuou a amar sua família. Hoje, Neusa segue cantando na área de contralto e é a mais antiga corista em atividade no Coral Henrique Soares. Ela, porém, nutre o desejo de que toda a sua família regresse e participe de novo da igreja que ela tanto ama.

O segundo filho de Neusa, Hugo (Huguinho), há semanas vinha enfrentando uma grave enfermidade que o manteve hospitalizado desde fins de 2010. Ele teve a assistência pastoral da Igreja de Vila Isabel e contou com a visita e a atenção de irmãos de longa data. Enquanto ali esteve, Hugo demonstrou o desejo de voltar a ler a Bíblia e o devocional No Cenáculo, além de relembrar as belas canções do Hinário Evangélico. Até pediu à mãe que lhe trouxesse a Bíblia, a mesma que o acompanhou em momentos de angústia e dor. E, no último dia 9 de fevereiro, Hugo foi convocado à presença do Senhor. Neusa despediu-se do filho na certeza da reaproximação de Huguinho com o Deus que ele aprendeu a amar e servir quando era criança.

Neusa hoje está internada em estado grave num CTI Hospitalar. Mas assim como ela caminhou com o Senhor em toda a sua vida, temos certeza que o Senhor está com ela nesses momentos tão difíceis. O Senhor a ampara e segura a sua mão.

Nossas orações pela Neusa e pela bênção e graça do Senhor na vida de sua família. Que o testemunho da Neusa e do Hugo possa tornar-se uma importante herança na vida dos filhos e demais familiares.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.