IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Biografias – Gente da Vila
Rio, 5/11/2011
 

Ícaro Roberto Pontual

O Ícaro Roberto Pontual, tinha 16 anos de idade e morava na Praça da Bandeira com sua mãe, Dona Blandina, quando foi convidado em abril de 1955 para ser o goleiro do time da juventude da Igreja da Vila. Era um católico não praticante. E foi o primeiro jovem no time cujos pais não eram membros da Igreja de Vila Isabel. Entre julho de 1963 a julho de 1964, como reservista da Aeronáutica, integra os “Boinas Azuis” (as tropas de paz) da ONU que estavam no Congo, África. Eram 56 brasileiros num contingente de 140 soldados de várias nacionalidades que se revezavam naquele país a cada ano. Em 1964 os “Boinas Azuis” receberam o Prêmio Nobel da Paz, e o Ícaro, portanto, é um dos laureados com tal prêmio e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à paz. Desligou-se da força militar em 1969, mas não perdeu o vínculo com o pessoal da aeronáutica. Aliás, por sua cama-radagem e serviços (por hobby tornou-se fotógrafo das festas e eventos) recebeu em 1987 – já como civil – a medalha do Mérito Santos Dumont, dada pela Aeronáutica. Tornou-se advogado e advogado do antigo BNH (Banco Nacional da Habitação), onde trabalhou até se aposentar em 1986.

Em 1970 transferiu-se da Igreja de Vila Isabel para Cascadura onde foi vice-presidente da Sociedade de Jovens cujo presidente era o José da Cruz Alves, que se casa-ria com nossa irmã Heloísa Stopatto. Na sociedade de jovens de Cascadura foi também o redator do jornal da mocidade “Posso Falar”. Em 1972 retornou para Vila Isabel. Em Vila Isabel além de ter sido também da diretoria da sociedade de jovens, foi coordenador de ministérios da Vila e tesoureiro da Congregação do Grajaú. Também por anos ofereceu gratuitamente, na condição de advogado, assistência e orientação jurídica às pessoas da igreja e do bairro. De 1964 até os anos 80 o Ícaro foi um dos pioneiros da fotografia em nossa Igreja. “Não havia naquela época a cultura da fotografia. Os equipamentos eram raros e caros”, ele explica. Foram suas viagens ao exterior que lhe permitiram comprar um bom equipamento de fotos. Num passado recente (início dos anos 2000) o Ícaro publicou dominicalmente num dos murais da igreja uma série de fotos tiradas por ele ao longo de várias décadas.

Hoje o Ícaro participa ativamente dos cultos, reuniões de oração, culto da Igreja no Lar e também de dois grupos de discipulado. E tem sempre um testemunho para partilhar sobre o amor e o cuidado de Deus. Tornou-se o primeiro e único sócio (benemérito) da Sociedade de Mulheres de nossa Igreja, que completa hoje seus 108 anos de existência. “Como nossa Igreja não tem uma sociedade de homens e as mulheres têm reuniões maravilhosas e foram generosas em me acolher, participo das reuniões onde sou grandemente abençoado pelos estudos, pelas orações e pelo suporte espiritual que esse grupo me oferece. Graças a Deus pela Sociedade de Mulheres de nossa Igreja”, testemunha nosso irmão Ícaro.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.