IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Biografias – Pastores(as) Metodistas
Rio, 21/4/2007
 

Gilead Caire, um exemplo de fidelidade ao Senhor

PASTOR GILEAD CAIRE: UM GRANDE EXEMPLO DE FIDELIDADE AO SENHOR

(Rev Edson Mudesto e Elda Costa Barcellos Caire)


A Igreja Metodista na 1ª Região perde mais um grande homem de Deus. O Senhor chamou para sua Glória no dia 21 de maio deste, o Pastor Gilead Caire. Nascido em 05 de Dezembro de 1921, em Anta interior do Rio de Janeiro. Filho de Osório do Couto Caire e Maria Pinheiro Caire, foi criado em Teresópolis, onde seu pai, que era pastor, foi fundador da Igreja Metodista de Teresópolis. Quando ele tinha 9 anos de idade, seu pai faleceu e ele passou a ser criado pela mãe, que teve de ser pai e mãe para os três filhos: Gilead, Eunice e Samuel. Nesta época, passaram muitas dificuldades financeiras, sendo necessário até usar papel de pão para escrever na escola, pois não havia condições para a aquisição de material escolar e muito menos para roupas. Com aproximadamente 19 anos, veio para o Rio onde viveu de favor por algum tempo, até conseguir emprego em uma farmácia. Foi nesta época que Gilead conseguiu iniciar a faculdade de Medicina, obtendo depois uma bolsa de estudos. Ficou por um período na farmácia e depois ingressou como civil na Aeronáutica, onde passou a ser médico civil, após sua formatura na faculdade, mas seu coração ardia pelo Ministério Pastoral.

Alguns anos depois estudou Teologia e se formou 2 anos antes de ser nomeado Pastor de Cavalcante, fato que se deu em 5 de maio de 1973. Sendo indicado pelo SD e Pastor de Cascadura, Rev. José de Freitas. Nesta época a igreja foi inaugurada com 37 membros, que residiam mais próximos da rua entre eles as famílias Mudesto, Reich, CopIe, Rua, Torquato, Disciateu, etc. A igreja se reunia no salão da frente da casa existente, que se tornou a residência do zelador, Sr. Torquato Anacleto. O Pastor Gilead, ao chegar nessa Igreja, percebeu que nela congregava muita gente carente de assistência médica. Daí surgiu no seu coração o desejo de realizar um trabalho social de assistência Médica àquela gente. Todos os sábados, do período compreendido entre 08:00 e 12:00 hs, o Pastor Gilead acompanhado de alguns integrantes das famílias Mudesto, Rua, Torquato Anacleto, e outros, dava consulta médica gratuita e fazia doação de remédios para a comunidade de Cavalcante e adjacências. Estima-se que milhares de pessoas, foram atendidas e supridas com remédios doados através aquele belíssimo trabalho social realizado pelo Pastor Gilead.

Em 1974 foi construída a nova casa do zelador nos fundos do terreno da Igreja. Durante este ano foram realizados muitos ar-livres, visitas aos morros da Primavera e Juramento e conferências. Estando sempre a frente de todos estes trabalhos o Pastor Gilead, sempre acompanhado de sua Esposa Elda Barcellos, se mantiveram incansáveis. Em 1975 foi demolida a casa velha, onde foi construído o 1º salão oficial da Igreja Metodista em Cavaldante. Em 1988 este mesmo salão foi demolido para o inicio da construção do templo. No decorrer de todos os movimentos administrativos, houveram muitas mudanças saldáveis. Pessoas entraram para a Igreja, sendo uma benção para o desenvolvimento da Casa de Deus naquele lugar. Em todos estes momentos, durante os 21 anos que durou o pastorado do Pr. Gilead Caire, ele se manteve firme e inabalável, sempre aos pés do Senhor, pedindo orientação e revestimento de Deus para ele e para a "Igreja de Cavalcante", que acabou tornando a "sua própria vida", pois o Pastor Gilead foi um dos Pastores que mais permaneceu pastoreando uma mesma Igreja, chegando a apascentar o rebanho de Cavalcante por 21 anos consecutivos.

Uma das muitas ênfases missionárias do Pastor Gilead, estava na Facilidade, mobilidade e incentivo na formação de novos Pastores e Seminaristas. Atualmente a Igreja Metodista pode contar com um bom grupo de Pastores e Pastoras (Ex-membros de Cavalcante) que atuam com grande êxito na 1ª Região Eclesiástica. A Igreja de Cavalcante possui ainda três Seminaristas. Todos (Pastores e Seminaristas) foram discípulos do Pr Gilead. São eles:

Rev Lúcio de Santana Ferreira
Rev Edson Mudesto
Rev Carlos Alberto Rodrigues
Rev Tânia Lúcia Reis Nascimento
Rev Nei Machado Caetano
Pr Paulo César M. dos Santos
Pr Almir Lemos Nogueira
Prª Maria Luiza Nogueira
Prª Rute Lemos Nogueira Leal
Seminarista Walace de Moraes Silva
Seminarista Carlos Alberto da Rocha Cunha
Seminarista Sérgio Rodrigues

Hoje podemos dizer com segurança, que sem a determinação e dedicação do Pr Gilead Caire, que comandou um exército de homens e mulheres discípulos do Senhor, que o ajudaram nessa grande obra, a Igreja em Cavalcante não estaria com um lindo templo, um patrimônio invejável, e membros prontos para a batalha, determinados como aquele que os doutrinou por todos estes anos.

O Pastor Gilead, deixa Esposa, um casal de filhos: Tânia e Marcos. Todos membros da Igreja de Cascadura, e três netos.

Fica registrada essa singela homenagem no Jornal Avante, para que possamos através dela lembrar o quanto Deus é fiel com aqueles que dedicam suas vidas a Ele. Toda Glória ao Senhor !!

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2005

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.