IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Biografias – Pastores(as) Metodistas
Rio, 21/4/2007
 

Ted Colwell, nosso missionário canadense

Ted Colwell , nosso missionário canadense sempre no caminho das Missões

Desde muito cedo, o missionário canadense Ted Colwell sabe o que é seguir uma vocação cristã. Nascido em 1936 numa pequena vila próxima a Toronto, no Canadá,
Ted, inicialmente, estudou para ser professor secundário e chegou a exercer essa profissão por três anos em sua própria comunidade até receber o chamado de Deus para ser pastor.

Diante dessa nova realidade, ele passou a dedicar sua vida aos estudos e, após freqüentar a Universidade de Toronto, formou-se Bacharel em Teologia. Pouco tempo depois, Ted conheceu Mary, uma professora secundária que lecionava em sua vila, e casou-se com ela em 1960. Dessa união nasceram sues três filhos: Susan, Thomas e Heather.

No ano de 1963, Ted foi ordenado como pastor da Igreja Unida do Canadá, formada pela união dos metodistas, congregacionais e presbiterianos, e foi designado para servir em cinco igrejas pequenas, a 400 quilômetros de Toronto. Foi nesse período que Ted se sentiu motivado a servir no Brasil, onde se fixou no ano de 1966 com sua esposa e seus três filhos pequenos. Durante um ano, Ted ficou na cidade de Campinas estudando Português e entrando em contato com a realidade do país. Posteriormente, ele foi indicado para trabalhar nas cidades de Itaperuna e Porciúncula, no Rio de Janeiro, com Jaqueira e Tesouro como pontos de pregação.

Segundo Ted, essa foi uma época conturbada para a Igreja Metodista no Brasil, pois alguns membros se afastaram para fundar a Igreja Wesleyana e um dos líderes desse novo movimento era justamente o pastor da Igreja de Itaperuna. Felizmente, porém, a maioria dos membros permaneceu fiel à Igreja Metodista e, ao final de três anos de dedicação, entre outros trabalhos, foi concluído o teto da igreja e construída uma nova casa pastoral.

Durante a sua caminhada, muitos foram os amigos que apoiaram o seu trabalho e lhe receberam com amor e carinho.

Após três anos de trabalho no Brasil, Ted e sua família voltaram para o Canadá para estudos e deputação. Nessa ocasião, ele percorreu diversas igrejas para falar sobre as atividades que havia desenvolvido no Brasil. Em 1971, Ted retornou ao Brasil e foi nomeado para as Igrejas de Nova Iguaçu e Banco de Areia, da Primeira Região. Nesse mesmo período, Ted acumulou a função de professor no Seminário do Bennett, no Rio e, posteriormente, atuou, durante cerca de um ano, como diretor dessa mesma instituição.Ted lembra com carinho o tempo em que os estudantes trabalhavam durante o dia e assistiam às aulas no período da noite. Ele recorda a sua convivência com o bispo Paulo Lockmann, hoje bispo da Primeira Região, que naquela época era um desses dedicados estudantes.

Ainda nesse período, Ted ajudou a terminar o teto da Igreja de Nova Iguaçu junto com os irmãos Casemiro Silva Neto, Josita Ferreira da Costa, Amélia Silva, Jaci Midões, Adauto de Barros Gouveia (falecido recentemente), e muitos outros.

Em 1974, Ted retorna novamente ao Canadá, onde serve por cinco anos em uma igreja próxima a Toronto. Depois é designado para servir em uma Igreja em Belleville, onde fica por dez anos, e, por fim, segue para a vila de Almonte, próxima a Ottawa, onde permanece por mais oito anos.

No ano de 1997, Ted se aposenta formalmente, porém, sua missão não se encerra completamente, já que, nesse mesmo ano, ele é indicado para trabalhar como pastor na Igreja Metodista da Escócia e para atuar como suplente em outras igrejas. Atualmente, Ted dedica parte do seu tempo a servir como pastor de visitação na maior Igreja Unida de Ottawa.

Sua filha Susan seguiu seus passos e hoje trabalha como missionária em uma Igreja em Toronto. Seu filho Thomas, a esposa, Katerina e seus cinco netos moram em uma pequena fazenda e sua filha mais nova, Heather, mora em Ottawa com o marido e duas filhas.

Segundo Ted, muitas foram as lições aprendidas durante a sua vida de missionário, tanto no Brasil, quanto nas outras regiões em que esteve. Em todas essas idas e vindas, pode-se dizer que ele compreendeu o verdadeiro sentido de ser um missionário e hoje é um exemplo de espírito cristão para todos os que têm o privilégio de conhecer a sua história.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.