Geraldo Maciel – Um coração generoso, cheio de amor e fé (1945-2004)
Pastor Geraldo Maciel nasceu em Barra Mansa, no ano de 1945, filho de João Maciel e Maria Geralda Maciel. Conheceu o Evangelho aos 19 anos, em um pequena congregação Metodista localizada no bairro Barbará em sua cidade natal.
A vida do pastor Geraldo começou a tomar novos rumos, a partir do momento em que conheceu e casou-se em janeiro de 1971, com Darly de Souza Maciel. Nesse época, o casal passou a freqüentar a Igreja Metodista Central de Barra Mansa, onde Geraldo passou a destacar-se em atividades de liderança, vindo a assumir a função de guia leigo e membro ativo da igreja, tendo sido Diretor da Escola Dominical, e Diretor do extinto IMOR (Instituto Metodista Orlando Rossi).
Percebendo que Geraldo possuía um chamado para o ministério pastoral, o pastor responsável pela igreja na época, rev. Nilton de Oliveira Garcia o convidou, no ano de 1982, para auxiliá-lo em uma das congregações da Igreja de Barra Mansa, Congregação do Bairro Vila Nova, atualmente uma Igreja autônoma.
O ingresso no ministério pastoral ativo não tardou e no ano de 1984, Geraldo Maciel recebeu sua primeira nomeação como pastor da Igreja Metodista do Redentor, no bairro de São Geraldo, em Volta Redonda (RJ), onde ficou por 7 anos.
Em 1991, o Pastor Geraldo foi convidado a tornar-se um missionário metodista nos Estados do Acre e Rondônia, permanecendo por lá durante 9 anos.
Seu trabalho nos Campos Missionários caracterizou-se por aliar a pregação do Evangelho aos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja Metodista, tendo sido a sua contribuição fundamental na expansão da teologia metodista naquela região.
Retorna para a 1ªRE em 2000, sendo nomeado pastor para a mesma Igreja que o enviou para a missão: Igreja Metodista em São Geraldo, em Volta Redonda, onde ainda estava atuante. Mais experiente, pastor Geraldo Maciel começou a desenvolver seu ministério em Volta Redonda, sem perder de vista o seu compromisso com a missão.
Todos que conviviam mais diretamente com ele puderam conhecer um Maciel entusiasmado com o Evangelho de Cristo, um amigo, cujas palavras correspondiam à coerência de seus atos. Um homem que não admitia injustiças, que promovia unidade, e que buscava fortalecer, sempre que dependesse dele, a paz entre todos nós. Geraldo Maciel era casado com a irmã Darly de Souza Maciel, com quem teve os filhos Aleandro, Jefferson, Jocélio e Josiane. Deixou 4 netos: Luiza, Sara, Lucas e Gabriel.
Voltar