IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Vida Cristã
Rio, 16/11/2007
 

Ruben (Bispo João Carlos Lopes)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

“Mas Ruben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles, dizendo: Não lhe tiremos a vida. Também lhes disse Ruben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mão nele. Disse isto para livrá-lo das mãos deles, a fim de restituí-lo a seu pai” Gênesis 37.21-22.

Por inveja, os irmãos de José haviam decidido matá-lo. Entretanto, um desses irmãos, Ruben, decidiu agir em sua defesa. A última parte do texto acima mostra com clareza o motivo de Rubens: “Disse isto para livrá-lo das mãos deles, a fim de restituí-lo a seu pai”.

Na verdade, a intenção de Ruben nunca se concretizou. José nunca voltou para Jacó. Mas a atitude proativa de Ruben permitiu que o propósito de Deus se cumprisse na vida de José. Veja as palavras do próprio José em Gênesis 50.20: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida”.

Em seu livro “A Mão Invisível”, R.C. Sproul afirma que “em sua providência, Deus muitas vezes atua através de agentes humanos. Isso significa que no momento em que uma pessoa está agindo, o próprio Deus está agindo através dela”. Deus agiu, através de Ruben, para livrar José da morte, permitindo que se tornasse um grande líder do seu povo.

Ruben não poderia imaginar que aquela atitude de amor fraterno seria gravada e que, quase quatro mil anos depois, nós estaríamos refletindo sobre ela.

Todos nós precisamos de pessoas como Ruben nas nossas vidas. Pessoas dispostas a serem usadas como vasos de Deus, a nosso favor, quando, buscando fazer a vontade de Deus, nos encontramos em situações difíceis. Mas nós também podemos ser como Ruben para outras pessoas que estejam passando por momentos de dificuldade no cumprimento de seu ministério.

Lembremo-nos das palavras do Apóstolo em sua carta aos Efésios: “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus” (5.15-16).

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.