Na semana passada meu chefe na reunião mensal, no ministério onde trabalho, informa que alguns funcionários teriam suas senhas alteradas, de senhas de execução para senhas de consulta apenas. Alguns colegas começaram a gostar da idéia, pois assim o trabalho diminuiria. A senha de execução, como o próprio nome já diz, faz com que você tenha mais responsabilidade, e obviamente, mais trabalho. Com a senha de consulta você não resolve nada apenas repassa para outro o trabalho da execução.
Pouco tempo depois, fui chamado pelo chefe que perguntou-me se eu queria ter a minha senha alterada de senha de execução para senha de consulta. Respondi que não, pois me sinto bem resolvendo os problemas das pessoas diretamente, ao invés de passá-los para os outros, e que isso me faria muito mal, pois me sinto bem sendo útil com a senha de execução.
Fiquei pensando na igreja, era para que todos tivessem a senha de execução para trabalhar no reino de Deus, e na proclamação desse Reino. Todos estariam envolvidos na evangelização, na ação diaconal, na área administrativa, na escola dominical, no trabalho com crianças, etc.
O que percebo é que poucos têm a senha de execução, e estão disponíveis para o trabalho no culto e fora dele, no domingo e nos demais dias da semana. A maioria tem apenas a senha de consulta, e vão para igreja, e quando são perguntados informam quem é o pastor da igreja, quantos membros a igreja tem, quanto tempo ela está no bairro, etc. Mas, apesar de todo apelo pastoral, não estão inscritos em nenhum ministério da igreja, nunca estão disponíveis para outra atividade que não seja o culto dominical.
Deus nos chama e nos capacita para trabalharmos na sua seara, e não há nada mais gratificante do que trabalhar na obra de Deus. É tão bom ver as pessoas sendo alcançadas e transformadas pelo Evangelho. È maravilhoso ver as pessoas sendo libertas do domínio do diabo, mas com a senha de consulta, isso não é possível. Só a senha de execução nos permitirá agir contra as obras das trevas. E, diferentemente do meu chefe, Deus quer trocar a nossa senha de consulta para senha de execução.
OBS: Rubem Lopes de Almeida é pastor na Congregação Metodista do Grajaú, da Igreja Metodista de Vila Isabel.
Voltar