IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Instituições da Igreja
Rio, 3/2/2009
 

Visita inesperada e importante

Elias Boaventura


 

A Comunidade Interna Unimepiana, que não logrou ser coletivamente recebida pelo Colégio dos Bispos em São Paulo, ao longo dos dois anos de crise, se sentiu feliz e lisonjeada com a honrosa presença em Piracicaba do Colégio Episcopal em encontro, que com rara felicidade, se denominou, acolhimento do novo Reitor, aliás de fato muito bem-vindo.

O Colégio dos Bispos, rigorosamente não disse a que veio, portou-se nas palavras de seus representantes como se não houvesse ocorrido a longa crise na UNIMEP, mas manteve-se elegante e respeitoso o tempo todo e sobrou espaço até para as manifestações de carinho e fraternidade que as palavras da Pastoral universitária, na pessoa do Bispo Josué expressaram muito bem.

A visita, como a entendi, não foi gesto descuidado e representou momento extremamente importante como sinal visível de novo modo de ver a UNIMEP por parte do Colegiado, certamente muito em função de novas informações que lhe chegaram através dos Bispos honorários e eméritos, cuja atuação, pelo acerto e força dela, surtiu efeitos altamente positivos que compensaram os sacrifícios vividos.

A velha prática também se fez presente, uma vez que os seguimentos internos não puderam se manifestar, se mantiveram apenas como assistentes do evento, entraram calados, permaneceram em silêncio e saíram mudos, sem a chance de manifestar em palavras o acolhimento e a alegria, de que certamente sentiam.

Todavia, há que se reconhecer que o encontro foi muito promissor, se revestiu de extrema positividade, e não tenho dúvida de que, os bispos caminharam o máximo que lhes foi possível e até pode-se admitir, que pensando de modo surpreendentemente avançado tenham deixado o recado: aqui estamos acolhendo o Diretor Geral do IEP, cabe a vocês fazerem o acolhimento do Reitor, cargo que pelo bom senso, a rigor lhes pertence, por ser Presidente do Conselho Universitário, órgão máximo de uma universidade confessional e autônoma. Acolham-no carinhosamente lá.

A visita do Colégio dos Bispos à UNIMEP representou de fato algo muito significativo e anúncio positivo de nova etapa no relacionamento. É verdade que muitas coisas ainda precisam ser esclarecidas para que a aproximação se fortaleça ainda mais, como por exemplo, o episódio da cogitação de venda da UNIMEP, assunto agora já fora de pauta, mas isto é coisa que com boa vontade das partes no próprio diálogo se alcançará.

De qualquer modo iniciamos novos tempos de conversações e práticas que os atos do Magnífico Reitor Clóvis, até o momento tem sido muito adequados o que o fazem merecedor de nosso apoio, solidariedade e credor de nosso empenho no sentido de juntos e como parceiros, possamos reconduzir a Instituição a um longo período de realizações depois deste trágico período de desencontros.

Pela Mantenedora caminhou o Colégio dos Bispos, também o fez o COGEIME. Pela UNIMEP e sua comunidade interna cabe-nos também caminhar desarmados e não descuidados para que os acenos de novos tempos se confirmem e se tornem realidade.

Para isto cabe-nos exercitar nossa paciência, acompanhada de nossa persistência e esperança, o que não nos será tão difícil e perfeitamente possível como nossa luta nos últimos dois anos já demonstrou.

__________________
Janeiro/2009

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.