IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Igreja
Rio, 3/6/2009
 

Por que você é importante no Corpo de Cristo?

Pr. Hebert Junker


 

“O Metodismo afirma que a Igreja, antes de ser organização, instituição ou grupo social, é um corpo, um organismo vivo, uma comunidade de Cristo (Efésios 1.22-23; II Coríntios 12.27)” [Plano Para Vida e Missão]. Isto significa que, muito embora Deus trate conosco individualmente, o seu projeto é corporativo.

A principal característica do corpo é a vida. É a vida que faz dele um organismo e não uma organização. A organização é um corpo sem vida. Essa é a grande tragédia da nossa época, pensamos que edificar a Igreja é formar uma organização com rol de membros, hierarquia, departamentos, bancos e prédios. Ainda que não tivéssemos nenhuma dessas coisas teríamos a Igreja, pois ela está além de tudo isso e depende apenas da vida de Deus para existir.

Quando falamos da Igreja como corpo precisamos ter em mente pelo menos quatro implicações práticas:

No Corpo os Membros estão Vinculados

Se pegarmos pernas, braços, cabeça, tronco e ajuntarmos teremos um amontoado de membros, mas não um corpo. Ter um amontoado de membros em nossas reuniões não faz de nós um corpo, assim como um amontoado de tijolos não forma um edifício. Para ser um corpo os membros precisam estar vinculados, ligados uns nos outros para que o sangue de vida circule entre eles. “Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve... de modo que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”. (I Coríntios 12.18,26).

No Corpo há Circulação de Vida (I Coríntios 12.12-13)

Os vínculos são importantes, pois eles produzem a circulação da vida. A Palavra de Deus diz que o sangue é a vida, ele é um símbolo perfeito da vida do próprio Deus, pois aquilo que o sangue faz em nosso corpo físico, a vida de Deus faz na Igreja, o Cristo de Cristo.
Primeiramente o sangue tem o poder de tirar do nosso organismo as impurezas; do mesmo modo a vida de Deus circulando entre os membros do corpo vai expelir todo tipo de prática pecaminosa da Igreja. Quanto mais a vida de Deus fluir numa igreja local maior será a expressão de santidade pessoal. Em segundo lugar o sangue tem a propriedade de matar os germes que nos atacam constantemente; semelhantemente a vida de Deus destrói as setas do Diabo, e os próprios demônios são expelidos por causa da vida de Deus em nosso meio. Em terceiro lugar o sangue alimenta as células do organismo; do mesmo modo a vida de Deus nos supre e alimenta. Em quarto lugar o sangue trás energia para as células; também a vida de Deus na Igreja é o próprio poder de Deus circulando entre nós. E por fim é o sangue que controla a temperatura do corpo, uma igreja cheia de vida invariavelmente será um lugar quente, cheio do fogo do Espírito. Quando não há vida o que temos é frieza, um corpo frio e enrijecido, prestes a se decompor.

No Corpo Cada Membro Trabalha (I Coríntios 12.18-22)

No corpo todos os membros são importantes, pois, todos desempenham uma função. Cada membro possui pelo menos um dom, dado por Deus, para o exercer através de algum ministério. Se um órgão pára, possivelmente os órgãos vizinhos começarão a dar sinal de perigo, podendo gerar desconforto, mal estar ou até mesmo uma doença mais grave.

O Corpo é Expressão de Cristo

Enquanto somos crianças expressamos pouco o Senhor Jesus, mas na medida que crescemos em número e em qualidade chegamos a uma estatura que expressa plenamente a Cristo. Assim como o meu corpo é a minha expressão; a Igreja como um corpo é a expressão de Cristo; seus frutos e sua forma de viver expressam a Cristo.

Que continuemos a ser esta igreja, uma comunidade que expressa a Cristo, seu amor, suas ações em nossa cidade, distrito, região e todo o Brasil, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.