Há ainda um outro princípio: o da humilhação. Se quisermos um avivamento, precisamos levar a sério esse detalhe. O avivamento metodista, de John Wesley, no século XVIII, começou com reuniões em pequenos grupos denominados Clube Santo (grupos de santidade). Por causa da ênfase de consagração, se multiplicaram tanto que o movimento explodiu e exportou um dos maiores avivamentos da História para outros países distantes.
Sabe como foi que aquele povo alcançou a santidade de Deus? – Através do encontro com seu próprio pecado, do arrependimento e da confissão. Esta é uma palavra dedicada à Igreja do Senhor. Gostamos de tornar as coisas favoráveis a nós, mais do que deveriam ser. Por exemplo? – Pegamos o copo de vinho da Ceia e lembramos do Senhor religiosamente, quando Jesus disse (Mt 26: ): “- Este é o sangue da nova aliança, derramado em favor da remissão dos vossos pecados. Fazei isso em memória de mim!” “Em memória” é um termo que traz à superfície a cruz. Lembrar da cruz é lembrar, toda e a cada vez, o nosso estado original, para não andarmos de maneira leviana.
Quero que você se lembre da cruz, sabendo que Jesus foi lá, mas também era você que estava lá, porque Deus agiu usando o princípio do representante. Você foi julgado e condenado por causa dos seus pecados e da sua natureza maligna. Você suporta o peso do juízo? Terá que fazê-lo!
É simples. Porque você é orgulhoso, você quer ser rei; não quer? Então tome o seu cetro! (Uma cana de espancamento). E também a sua coroa! (Um arco de espinhos pontiagudos). Você é altivo e gosta de se auto-insinuar... Então tome essas chibatadas! Você gosta de ser independente, não gosta? Tome o que você merece! Pra você que exige ser tratado com respeito e educação, que reivindica o que pensa que é seu direito com arrogância, a cruz é o seu lugar!
Ali é você aos olhos de Deus. Uma cruz tão pesada que faz você cair muitas vezes. Justo você, que gostaria de ser famoso e importante; de ser o tal. A punição para esse seu desejo é virar escárnio público!
Não pense que é “só” isso! Não vamos seguir a tradição romana, que mostra Jesus de fraldas; vamos ficar com a realidade: Ele estava nu! Portanto, vá tirando logo as suas roupas! Pode sentir a dor moral? Por causa das suas obras pecaminosas, meu irmão, as mãos de Jesus foram presas com pregos compridos. E os nossos caminhos foram julgados em nossos pés – velozes para cometer pecados. Os pregos romperam aqueles pés tão santos de Jesus, que só proclamavam a paz e o perdão, em lugar de nós!
Ele foi rejeitado e exposto publicamente. Envergonhado em meu lugar – em seu lugar. Asfixiado física e psicologicamente. Abandonado literalmente por Deus. Ele foi ao Inferno - lugar de tormento.
Qual foi a dor que Ele sentiu? Qual é a dor que você sente por tudo isso? Que papel ocupa o arrependimento em sua vida cristã?
Voltar