IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Graša de Deus
Rio, 25/3/2010
 

Vivendo Juntos com a Graša de Deus (Bispo Adolfo Evaristo de Souza)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

Porque pela graças sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).

Trabalhar este tema de forma teológica é uma tarefa muito ampla e profunda. Com esta compreensão vou me apropriar do trabalho de Fran Cardel Konig e Hanz Waldenfels em seus Léxicos das Religiões e concluir com o desafio do biênio.

“Todos os conceitos utilizados pelo Antigo Testamento para interpretar o sentido de graça coincidem no fato de exprimirem uma dedicação pessoal de Deus a seu povo. A mais importante categoria teológica a descrever esta relação é a “aliança”. Ela designa a comunhão de comunicação e vida entre Deus (Javé) e seu povo. Segundo as descrições de diversos atos em que se travou a aliança (de Noé, de Abrão, do Sinai, de Davi), ela jamais é pacto entre parceiros equiparados; antes ela resulta sempre de iniciativa exclusiva de Deus, é eleição livre, soberana, não-devida da parte de Deus, e concessão da comunhão com Ele por pura graça. Tão soberana que é a instituição da aliança por Deus, tão característico é também o seu teor: graça e amor com que o próprio Deus se comunica com a pessoa humana, com o seu povo.

Toda a proclamação neotestamentária parte da convicção de que em Jesus de Nazaré, o Cristo/Messias, a graça de Deus apareceu em pessoa e está instituída permanentemente no mundo (Tt 2,11; 3,4-7; Cl 2,9). Nele, a Palavra encarnada de Deus o próprio Deus se pronunciou plenamente, concedendo-se ao mundo e à humanidade de forma insuperável como sua salvação. Como logos eterno encarnado ele é a graça e fidelidade da Aliança de Deus corporificada e personificada (Jo 1,14. 17), a aliança de Deus com os seres humanos em pessoa. Por isso ele “de sua plenitude”, também consegue dispensar graça sobre graça. (Jo 1,16). Nele todas as promessas de Deus se tornam “ sim e amém” ( 2 Cor 1, 19s), isto é, a fidelidade de aliança ( = graça) de Deus nele esta firmada indestrutível, à razão por que ele próprio também se chama “ Amém”, o “Fiel e Verdadeiro” ( Ap. 3.14; 19.11).

Fundamentado nesta condensação teológica e considerando-se o valor que tem para nós metodistas a doutrina da graça convém destacar os sub temas para os dois biênios 2008/2009; 2010/2011. Testemunhar os sinais da Graça fazendo Discípulos e Discípulas e Testemunhar a Graça na Unidade do Corpo de Cristo.

VIVENDO JUNTOS COM A GRAÇA tema da EBF de 2010 procura unir discípulos, discípulas e unidade como ação carismática junto às crianças como forma de espalhar a Santidade bíblica por meio de uma relação de vida e comunhão iniciadas na mesa do Senhor e na disposição ao mover do Espírito.

Por palavra da Graça, as crianças já pertencem ao Reino do pai; no entanto, estão sujeitas ao mundo, à marginalidade, aos vícios e desvios de personalidade. Compete à Igreja ajudá-las a crescerem em unidade e graça e é isto o que a EBF 2010 está se propondo a fazer.

Jesus Cristo é o Senhor

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.