IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Dízimo
Rio, 8/11/2010
 

Dízimo: aprendendo a partilhar (Andréa Segal da Silva)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

Os patriarcas de Israel sabiam reconhecer os dons de Deus e agradeciam por isso, oferecendo-lhe a décima parte de tudo o que possuíam: “Abraão deu ao Senhor a décima parte de tudo” (Gn. 14:20). Jacó disse: “Eu te darei a décima parte de tudo o que me deres” (Gn. 28:22). Através do profeta Malaquias, Deus reclama do povo a oferta do dízimo e lhe faz uma proposta de fazer a experiência do dízimo como sinal de confiança nas graças que somente Ele pode dar. “Vocês perguntam: Em que te enganamos? No dízimo e na contribuição. Vocês estão ameaçados de maldição, e mesmo assim estão me enganando, vocês e a nação inteira! Tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo. Vocês hão de ver, então, que abrirei as janelas do céu, e derramarei sobre vocês as minhas bênçãos de fartura” (Ml 3:8-10).

Quando me tornei membro desta igreja, há uns 3 meses mais ou menos, estava desempregada. Pensei que talvez não fosse a hora, pois não poderia contribuir com o dízimo. Mas era um engano meu. Deus sabia que eu não teria condições, mas jamais me negaria como Sua filha, então aquela era a melhor hora porque eu queria muito assumir esse compromisso. Pouco tempo depois eu estava trabalhando e, ao completar meu primeiro mês como membro, dei o meu primeiro dízimo. Foi pouquinho porque não trabalhei o mês todo, mas foi com muito amor. Desde então, deposito naquela ‘caixinha com nome difícil’ todo o meu amor. Devolvo à Deus uma pequena parte de tudo o que ele me deu. Pequena mesmo, porque Deus me dá MUITA COISA!! Sei que é um clichê, mas eu entrego o dízimo com alegria, e desde então, tenho conseguido honrar meus compromissos.

A história contada desta forma parece meio romântica, lugar-comum... Parece que é só se tornar membro da igreja e contribuir com uma graninha que as coisas vão dar certo. Não é bem assim! Não é matemático, mas é mágico! Eu me impressiono com cada coisa que Deus faz por mim, e atribuo tudo isso ao amor gratuito do Meu Pai e ao fato Dele saber que realmente entreguei-lhe a minha vida para que Ele cuide. Não foi o fato de me tornar membro da igreja, nem de dar o dízimo todo mês que mudou a minha vida, mas sim o fato d’eu fazer como Abraão e Jacó, confiando em Deus de olhos fechados, por mais que tudo pareça perdido.

Só o dízimo ainda é muito pouco, mas é com amor total. É um grande desafio. E Deus te chama a cumprir esse desafio.

A obra de Deus não consiste apenas em ler a palavra, estudá-la, orar diariamente... Esta casa faz parte da obra de Deus e ela precisa ser mantida. Além das contas, tem toda a obra assistencial mantida por esta igreja. É claro que o que vemos por aí são igrejas que pedem muito dinheiro para encher seus cofres, para benefício próprio. Igrejas proprietárias de negócios, redes comerciais, de TV, envolvidas na política. São ‘igrejas’ que deturpam a palavra de Deus para exigir que os fiéis contribuam com o dízimo, afirmando que só serão abençoados e salvos aqueles que entregam seus dízimos (e mais ainda!) para a instituição. A carta de Paulo aos Coríntios ensina que os cristãos devem dar voluntariamente com alegria: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.

E se estamos aqui nesta igreja, precisamos ajudar a honrar seus compromissos, não só com a lei de Deus, mas também com a lei dos homens, pois cremos que esta é uma casa que serve ao Deus Pai, único e verdadeiro, que ama e abençoa, ou não estaríamos reunidos aqui. O dízimo não é para o homem, é para manter a ‘casa’ e a obra de Deus.
O que Ele pede é muito pouco... Deus não te pede para vender tudo, como fez com o jovem rico em Mt 19:21, nem viver vestido em panos de saco ou abrir mão de um pouco de conforto. O que Deus pede é que você PARTILHE. Não só partilhar o amor, a oração, a fé. É partilhar tudo o que você tem. E partilhar não significa deixar de ter para dar ao outro, significa DIVIDIR, dar um pouquinho do seu para quem não tem nada.

Deus te convida a DOAR! Doar com alegria. Deus não quer esmolas ou sobras ou restos, pois não é isso que Ele te dá. Deus te convida a fazer uma aliança com Ele para que todas as Suas promessas possam se cumprir.
Seja fiel a palavra de Deus!!

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.