IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Natal
Rio, 30/12/2010
 

"Bolas vivas" em minha árvore de Natal

Steve e Maria Newnum


 


Este ano propus ao meu companheiro de vida que não colocássemos os tradicionais enfeites em nossa árvore de Natal. Ao invés disso, toda vez que nos sentamos diante de nossa árvore para nossas devocionais diárias do Advento, propus elegermos “bolas vivas” imaginárias com faces de pessoas que fazem parte do nosso cenário da vida real.

Nesse exercício diário, fui vendo surgir faces imaginárias de pessoas, iluminando nossa árvore. E no momento em que elas surgiram, fui dando graças ao Menino Jesus e relembrando que sua trajetória profética nesse mundo só foi possível porque ele teve uma família, e amigos junto dele até o momento final.

O exercício de sentar diante da árvore, vendo as faces das pessoas que significam tanto em minha vida, e, observando os vários presépios com o menino Jesus negro, índio, branco, japonês, árabe e com todas as faces humanas, me completaram de tal forma, que não vi como qualquer presente feito por mãos humanas poderia ocupar o lugar das bolas vivas de minha árvore.

Só para entender minha árvore: No topo está a Estrela que anunciou a o nascimento de Jesus. As bolas vivas surgem de cima para baixo.

Robert Stephen Newnum é a primeira bola viva, minha fonte de luz; em seguida surge uma bolinha azul de brilho intenso e bondoso, é minha mãe dona Josefa; logo após há quatro bolinhas irritantemente douradas, são de minhas principais amigas, e depois disso há um colorido de luzes de diversas cores tomando todo o corpo da árvore.

São bolinhas ecumênicas, como Anivaldo Padilha; inter-religiosas, como Irivaldo Joaquim de Souza e Dom Anuar Battisti; alunos como Elton Sadão Tada; jornalistas como Ângelo Rigon; pastores/as, como Moisés Abdon Coppe; teólogos/as como Carlos Mesters; defensores da causa indígena, como minha amiga Darcy de Souza; defensoras das causas das mulheres como Maria da Penha Maia Fernandes no Brasil e minha amiga Cida Magalhães em Maringá; cuidadores de minha a saúde como Dr. Ederlei e Dra Patrícia Alkamim, Dra Silvia Tintore, Dr. Carlos Bozelli e Dra Salimi Leila Nahra; amigos/as do café cultural e grupos de discussões sobre política, educação e cidadania também brilham em minha árvore.

No alicerce de minha árvore está minha família brasileira e norte americano que incluem minhas enteadas e a Board of Global Ministries que, juntamente com várias instituições da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, sustentam a vida efervescente que desafiam a mim e Steve a sermos Metodistas Confessantes na busca da justiça e da paz.

E o que significa para você as bolas de sua árvore?

Será que sua árvore serve apenas para abrigar coisas fabricadas ou ela abriga valores impossíveis de calcular?

Cada início de ano é um renovo para vida.

Pense! Reflita e encontre tesouros valiosos sob sua árvore de Natal...

Feliz Ano Novo.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.