O BATISMO INFANTIL
Bispo Paulo Lockmann
“PAIS, NÃO PROVOQUEIS VOSSOS FILHOS À IRA, MAS CRIAI-OS NA DISCIPLINA E NA ADMOESTAÇÃO DO SENHOR” (cf. Ef 6:4)
Neste versículo bíblico temos mandamentos para os pais. Gostaria de começar considerando uma responsabilidade dos pais perante Deus e os filhos e filhas. Trata-se do batismo infantil.
Nós pais cristãos metodistas devemos batizar nossas crianças pelas seguintes razões bíblicas:
a) CREMOS QUE TODA CRIANÇA NASCE SALVA.
E quem nos confirma isto é o próprio Senhor Jesus: "Jesus, porém, chamando-as (as crianças) para junto de si, ordenou: deixai vir a mim os pequeninos, porque dos tais é o Reino de Deus" (Lc 18:15-17).
Assim, se são salvas, por que lhes recusar o batismo que é símbolo de purificação, salvação e vida em Cristo? Seria displicência e comodismo em "ensinar a criança no caminho em que deve andar para que quando crescer não se afaste deles (cf. Pv 22:6)?? Sim, é uma responsabilidade maior batizar os filhos(as), pois temos de garantir que vão seguir até adultos o caminho da salvação. Muitos pais têm medo de dar sua palavra (fazer o voto), de fazerem tudo quanto estiver ao seu alcance para que a criança cresça sabendo do que Cristo fez por ela.
O mais cômodo é, sob o pretexto que devem tomar o batismo por decisão pessoal, deixarmos que cresçam sem o selo da aliança e de todo simbolismo de bênção que ele traz e ainda sem a instrução diária e constante na Palavra de Deus.
O Batismo de Jesus é diferente do Batismo de João Batista. João ministrava o batismo de arrependimento. Jesus ministrava o batismo que era de arrependimento também, mas que era sobretudo de pertença. Assim com o batismo passa-se a pertencer a família da fé, a Jesus. O batismo cristão (o batismo de João é judeu!) é o selo na nova aliança. Substitui a circuncisão, selo da antiga aliança. Para aqueles que não sabem, a criança na antiga aliança era circuncidada ao 8º dia após seu nascimento.
b) CREMOS QUE O BATISMO INFANTIL FOI TAMBÉM UMA PRÁTICA DA IGREJA PRIMITIVA.
Vejamos, por exemplo, o testemunho de Atos dos Apóstolos 16:31-33. Leiamos o texto bíblico. O que temos? A conversão do carcereiro foi seguida da pregação à sua família e a conseqüente conversão de todos (...). O texto bíblico não exclui as crianças, como foi feito no texto da multiplicação dos pães.
c) SABEMOS AINDA QUE A VIDA HUMANA DESDE O NASCIMENTO ESTÁ SOB INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS.
Ou de Deus, ou do diabo. O batismo cria vínculos de compromisso entre Deus, os pais, a criança e a igreja, a comunidade da fé. Nenhuma apresentação substitui o batismo infantil.
Sim, através do batismo infantil colocamos nossos filhos e filhas sob a influência espiritual de Deus. Não admitimos qualquer outro caminho nem quaisquer outras opções que não sejam o caminho e a vontade de Deus na vida de nosso filho. Por isso, não temo afirmar que sem o batismo nossos filhos e filhas estão mais vulneráveis a influências espirituais malignas.
d) ENTENDEMOS QUE CRIAR NOSSOS FILHOS E FILHAS NA DISCIPLINA E ORIENTAÇÃO DO SENHOR COMEÇA COM O BATISMO INFANTIL.
Sabendo que com o batismo infantil começa todo um processo educativo onde a orientação da Palavra de Deus e os valores da fé devem ser transmitidos não somente na Escola Dominical, mas diariamente pelos pais. Os pais têm de assumir a responsabilidade da educação cristã de seus filhos.
Voltar