IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Quaresma
Rio, 17/3/2012
 

Quaresma e a Serpente do Deserto (Jo 3.14-21)

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

O texto lido no quarto domingo da quaresma fala diretamente da salvação de Deus mediante a morte do Senhor Jesus no Calvário. É um texto que faz relação entre a serpente de bronze que foi levantada no deserto e o Senhor Jesus levantado na cruz do calvário. Este texto deixa uma pergunta: O que farei diante do sacrifício de Jesus por mim? Observe os ensinamentos do evangelho de João 3.14-21.
A Serpente de Bronze que Moisés levantou no deserto: leia Nm 21.4-9. O Povo de Israel estava caminhando no deserto, rodeavam a terra de Edom. Nesta difícil caminhada, o povo começou a ficar impaciente com Moisés e com Deus. A impaciência fez o povo murmurar contra Deus e contra Moisés. O povo começou a dizer: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Esta murmuração resultou no castigo de Deus que enviou serpentes abrasadoras, que mordiam o povo e muitos morreram. No desespero, o povo confessa o pecado e pede livramento. A solução de Deus foi mandar Moisés fazer uma serpente abrasadora, colocá-la numa haste, e todo mordido que olhasse para a haste não morria. Era milagrosamente curado. Não deveriam olhar para Moisés, nem olhar para a serpente no chão, nem para a mordedura. Deveriam olhar para a serpente de bronze que estava na haste. Nossa visão também não deve estar no homem, no diabo nem no problema. Nossa visão precisa estar em Cristo.
O Filho do homem levantado: a serpente de bronze foi levantada para ser cura para o povo mordido pelas serpentes. Jesus foi levantado na cruz do Calvário para ser cura para o ser humano mordido pelo pecado original, mediante a atuação da serpente no Jardim do Éden. O pecado original é uma infecção que nós herdamos naturalmente de Adão. Sobre o pecado original, Wesley diz: "Esta infecção da nossa natureza (chamai-a de pecado original ou como quiserdes) dá origem a muitos, senão a todos, os pecados atuais" (Obras: "A doutrina do pecado original"). A solução para o pecado original e sua conseqüência (infecção), é Jesus crucificado no madeiro.
Quem tem vida eterna? A vida eterna está em Cristo. Quem tem o Filho tem a vida de Deus. I João 5.11, 12 diz: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." Quem crê em Jesus Cristo e o recebe pela fé em seu coração, esse tem a vida eterna. A fé em Jesus Cristo, quando é verdadeira, muda toda a vida. A pessoa é transformada pela graça e santificada em todas as suas atitudes. Por isso quem crê em Jesus tem a Vida eterna.
O Amor de Deus pelo Mundo: João 3.16. A crucificação de Jesus é o ápice do amor de Deus pela humanidade. É o seu maior gesto de amor. Leia Rm 5.5-8. "Se então os pecadores encontram favor de Deus é "por graça sobre graça!" Se Deus ainda condescende em derramar bênçãos sobre nós, sendo a salvação a maior delas, que podemos dizer a respeito dessas coisas senão: "Graças a Deus por seu dom indizível!" Deste modo "Deus ordena seu amor para conosco em que sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu" para salvar-nos. "Sois salvos pela graça através da fé." A graça é a fonte e a fé a condição da salvação" (João Wesley: Sermões: "Salvação pela fé").
A missão do Filho e a nossa decisão: João 3.17. A missão de Jesus vindo ao mundo foi salvar o mundo. Um dia o Senhor voltará como Rei e Juiz. Mas a encarnação de Cristo foi unicamente para a salvação da humanidade. Esta foi a sua missão. Jesus veio salvar, mas a decisão pela salvação é nossa: João 3.18.
O Julgamento final: Haverá um julgamento final. João 3.19-21. As pessoas serão julgadas, sobre tudo, por não aceitarem a luz de Deus, o Senhor Jesus. Parece algo tão fácil e simples que é ignorado. A luz é ignorada. Mas as pessoas que aceitam o sacrifício de Cristo na cruz, o grande dom de Deus, a salvação e se arrependem de seus pecados, são salvas e livres do julgamento.
A quaresma tem esta mensagem: Jesus é o amor de Deus encarnado que foi oferecido por nós na cruz. Preciso crer neste dom de Deus, me arrepender dos pecados e viver na luz do seu amor. Ou eu me afasto do pecado ou o pecado me afastará de Deus.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.