João 20.19-31
Muitas bênçãos perdemos quando não estamos na Igreja. A igreja faz falta. Na igreja, Corpo de Cristo, somos ministrados na Palavra e nos sacramentos. O Culto da igreja é um meio de graça para a nossa santificação.
O Evangelho de hoje conta a história de Tomé. Tomé não estava na Igreja (24) e perdeu a oportunidade de ver o Senhor, perdeu as bênçãos ministradas aos apóstolos e agiu com incredulidade (26). O Jesus misericordioso (foi o dia da Divina Misericórdia na vida de Tomé) aparece uma semana depois, ministra a paz, permite que Tomé lhe coloque as mãos nas chagas e diz: "não sejas incrédulo, mas crente"(27). Tomé acredita e diz ao Senhor: (28) "Senhor meu e Deus meu!" Jesus conclui dizendo: (29) "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram". A misericórdia de Jesus permitiu a restauração do incrédulo Tomé.
Na primeira aparição aos Apóstolos, Jesus ressuscitado ministra cinco bênçãos.
I. O ressuscitado Ministra paz (19)
Com as portas trancadas, com medo dos judeus e sem paz, os apóstolos recebem Jesus que lhes diz: Paz seja convosco! A paz que o Senhor Jesus ministra permanece em todas as circunstâncias (II Ts 3.16). Esta paz o mundo não tem, não conhece e conseqüentemente não pode dar (Jo 14.27). E a Paz que as aflições não tem o poder de retirar. (Jo 16.33).
II. O ressuscitado Ministra Alegria (20)
O Senhor Jesus ressuscitado lhes mostrou as mãos e o lado e eles se alegraram ao ver o Senhor. A alegria ministrada por Jesus foi proporcionada pela sua presença. Nossa alegria não está nas circunstâncias, mas na presença constante do Senhor ressuscitado (Sl 4.7; I Pe 1.8).
III. O ressuscitado Ministra o Envio (21)
Jesus repete a saudação de paz e diz: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio". O Comissionamento do Senhor sobre os apóstolos fez a igreja chegar até nós. Receberam a Missão de Jesus, assim como o Senhor Jesus recebeu do Pai. Hoje recebemos a Missão de fazer discípulos e discípulas em todo o mundo (Mt 28.19,20).
IV. O ressuscitado Ministra o Espírito Santo (22)
Jesus soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. O Espírito recebido neste dia e o poder do Espírito recebido no dia de Pentecostes fez os discípulos, na ousadia do testemunho, avançar fazendo discípulos e discípulas. João Batista havia profetizado a vinda do Espírito Santo (Mt 3.11). Jesus prometeu que enviaria poder para os discípulos ser testemunhas (At 1.8). O Espírito Santo é um presente, um Dom, enviado pelo Pai e pelo Filho sobre as pessoas que creem (At 2.38).
V. O ressuscitado Ministra o Dom para perdoar pecados (23)
O Senhor Jesus diz: "Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos". Hoje temos em Cristo o dom para perdoar os pecados. Para os judeus somente Deus pode perdoar. Contudo, pela graça de Cristo, podemos perdoar e acolher o pecador. O que era impossível a Lei, passou a ser possível pela Graça. Perdoar pecados é uma exigência do Senhor (Mc 11.25,26), mas é possível quando recebemos esta bênção do próprio Deus.
Conclusão:
O Jesus ressuscitado ministra sobre nossas vidas as bênçãos necessárias para a nossa caminhada na fé. Nesta peregrinação temos os recursos de Deus para desenvolver a missão que Ele entregou a Igreja: fazer discípulos e discípulas do Senhor!
Voltar