IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 2/6/2012
 

Dia da Santíssima Trindade (reflexão de 2/6/2012)

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Mateus 28.16-20 

Uma semana após o Pentecostes a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade. Esta é a grande Doutrina da igreja Cristã. Quem não crê na Doutrina da Trindade não pode ser considerado discípulo de Cristo. Qual a nossa fé com relação a Santa Trindade? "Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade desta divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade - Pai, Filho e Espírito Santo (Da Fé a Santa Trindade - 25 Artigo de Religião). A Doutrina da Trindade apresenta a seguinte fórmula: Deus é um e subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Senhor Jesus enviou seus discípulos para realizar batismo em nome da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Somos abençoados pela Trindade no nosso batismo. No Jordão também aparece a Santa Trindade: O Pai está nas nuvens falando ao Filho que está nas águas e o Espírito está em forma corpórea de pomba. Crer em Jesus é crer na Santíssima Trindade. Todo Discípulo é Salvo por causa da ação do Deus Trino em sua vida. Foi Deus que nos deu vida (Ef 2.1-10). Hoje estudaremos sobre a Trindade e o discipulado. 

I. Quem é Deus? 

Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes, de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Deus é onipresente (está em todo lugar), Deus é onisciente (sabe todas as coisas), Deus é onipotente (pode todas as coisas). Deus é o Todo Poderoso, criador de todas as coisas (Hb 11.3). Deus é espírito (Jo 4.24) e subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é um único ser com três diferenciações estruturais dentro de si. São elas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas da mesma substância, poder e eternidade. Podemos estudar as três pessoas da Trindade segundo a função de cada uma com relação ao Plano de Redenção. 

II. Qual a função do Pai? 

O Deus Pai é o criador e sustentador do Universo. É a função de Deus no que diz respeito a criar, gerar, manter o universo e o homem. O plano de Redenção que é atribuído ao Pai, foi o de enviar o seu Filho para salvar o mundo (Jo 3.16). Somos discípulos por causa do Projeto do Pai. 

III. Qual a função do Filho? 

O Deus Filho é o redentor das nossas almas. Deus revelou-se em Jesus Cristo, salvando o homem pela sua vida e morte na cruz do calvário (Fl 2.6-8; Hb 1.8). O Filho, que é o verbo do Pai (Jo 1.1-3), verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do Pai, tomou a natureza humana no ventre de Maria, de maneira que duas naturezas inteiras e perfeitas, a saber, a divindade e a humanidade, se uniram em uma só pessoa, a qual pessoa é Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Jesus morreu e ressuscitou. Voltará para buscar a Igreja. (Cl 2.9). 

IV. Qual a função do Espírito Santo? 

A função do Deus Espírito Santo é convencer o pecador do seu pecado e convertê-lo mediante o arrependimento. O Espírito Santo também está relacionado à missão da Igreja, fortalecendo-a e enviando-a a cumprir o propósito de Deus na terra. O Espírito prepara a Igreja para testemunhar na terra e para se encontrar com Jesus, no dia que virá buscá-la. É o Espírito que nos enche de vontade e poder para fazermos novos discípulos para Deus. O Espírito Santo nos capacita com Dons Espirituais, nos transforma, nos reveste (At 1.8). 

Conclusão: Hoje o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham para que sejamos discípulos verdadeiros e consigamos fazer novos discípulos para Jesus. A Vontade do Deus trino é que continuemos levando vidas ao Batismo no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Somos batizados na Trindade e passamos a ser discípulos da Trindade. Gloria Deus, porque com a Santa Trindade, nunca estaremos sozinhos.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.