Mateus 16.13-19
Todo nosso conhecimento sobre Jesus veio através da revelação do Espírito Santo (I Co 2.8-10). Nós conhecemos o que o Espírito revelou em sua Palavra. As coisas encobertas pertencem a Deus, mas as reveladas pertencem a nós para que cumpramos sua palavra (Dt 29.29). Hoje vamos conhecer a Revelação do Pai sobre a Pessoa de Jesus Cristo.
I. O que as pessoas dizem sobre Jesus
O Senhor Jesus já havia realizado muitos milagres no meio do povo. As multidões seguiam Jesus para receber as bênçãos de Deus. Contudo o Senhor Jesus deseja saber o que as multidões diziam a seu respeito. Ele pergunta a seus discípulos (13): "Quem diz o povo ser o Filho do Homem?" Apesar de ver Jesus e receber seus milagres, o povo não conhecia Jesus. Os discípulos respondem (14): Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Jesus não era João Batista, nem Elias, nem Jeremias e nem um profeta. Ele é o Filho de Deus. A relação com o Jesus que fazia milagres não foi suficiente para conhecer o Jesus Filho de Deus. As pessoas recebiam suas bênçãos mas possuíam um entendimento equivocado sobre a pessoa de Jesus. Até os próprios discípulos não compreendiam Jesus e temiam interroga-lo (Mc 9.32).
Hoje existem muitas pessoas que agradecem a Jesus pelas bênçãos alcançadas, mas ainda existe uma compreensão equivocada sobre sua pessoa e seu ministério?
II. O que dizemos sobre Jesus
O Senhor Jesus não apenas desejou saber a opinião do povo sobre si mesmo, mas principalmente a opinião que os seus próprios discípulos tinham de sua pessoa. Jesus pergunta (15): "Mas vós, quem dizeis que eu sou?"
Parece que Jesus deseja fazer uma comparação entre o que o povo diz e o que seus próprios discípulos dizem. Não importa o que as pessoas e as religiões dizem sobre Jesus. Importa o que nós, como discípulos e discípulas dizemos sobre o Senhor. Isso nasce de uma experiência pessoal que vai além do milagre físico. Preciso ter intimidade com o Senhor para saber quem realmente Ele é em minha vida. Preciso da intimidade que Paulo teve com Cristo (Gl 2.20).
Quem te levou a conhecer o Senhor Jesus como Filho de Deus?
III. A Revelação do Pai sobre Jesus
Nossa natureza humana não tem condições de conhecer, por si só, quem é o Senhor Jesus. Observe que Pedro recebe uma revelação de Deus e diz (16): "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Por isso o Senhor Jesus afirma (17): "Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus". O Pai revela que Jesus é o Cristo. Cristo é a palavra grega para o Ungido. Esta é a mesma palavra Messias, do Hebraico. Jesus é o Ungido. O povo de Israel esperava o ungido (messias) que viria salvar o povo (João1.41.4.25). Os profetas profetizaram a vinda do messias. Jesus é revelado pelo Pai como o Ungido (Cristo / Messias) que viria para salvar o mundo. Além de Jesus ser o Ungido (Cristo / Messias), Ele também era o próprio Filho de Deus. Na religião judaica ninguém pode afirmar que é Filho de Deus. Isso significa ser da mesma Natureza que Deus. Jesus é Filho de Deus porque é da mesma natureza que o Pai. Foi uma revelação que Deus deu a Pedro com relação a identidade de Jesus.
Pedro teria condições de saber a natureza de Jesus sem a revelação de Deus? A simples leitura de livros faz a pessoa entender quem é Jesus? O que é preciso para uma pessoa conhecer Jesus de verdade?
IV. A Igreja Edificada sobre a Revelação do Pai
Após afirmar que Pedro teve uma revelação do Pai, Jesus lhe diz (18): "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (19) Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus". A Igreja foi edificada sobre a pedra. Que pedra? A revelação de que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo. Todo Novo Testamento vai trabalhar esta revelação. Jesus não é um homem qualquer. Ele é o Cristo, Filho do Deus vivo. Esta revelação abre as portas dos céus. É como chave que abre e fecha o céu. Em Cristo, o Messias, tudo que ligares na Terra será ligado no céu. Tudo que desligares na terra será desligado no céu. Esta autoridade foi dada a Igreja (Mt 18.18).
Jesus já é o Cristo, Filho do Deus vivo em sua vida? Até que ponto Jesus tem reinado em sua história?
Conclusão:
É importante que saibamos quem é Jesus. Precisamos ter uma experiência pessoal com o Senhor. A Igreja e a religião não conseguem produzir esta experiência em nosso coração. È um esforço de Deus e uma aceitação nossa. A nossa fé na pessoa de Jesus irá determinar o nível de conhecimento e revelação que temos do Senhor. Não apenas desejamos receber os seus milagres, mas principalmente o seu caráter e uma profunda intimidade com o Deus Trino. Pai, Filho e Espírito Santo.
Voltar