As quatro semanas que antecedem o Natal compõem um tempo litúrgico conhecido como Advento. Trata-se de um período em que as Igrejas Cristãs retomam a mensagem profética, especialmente do profeta Isaías, bem como os acontecimentos que envolveram as famílias de Zacarias e Isabel e de José e Maria antes do nascimento de Cristo (cf Lucas 1.1-56).
A retomada celebrativa desses acontecimentos de fé geralmente se dá nas liturgias dominicais dos quatro domingos que antecedem o Natal. Como o dia 25 de dezembro cai este ano numa segunda-feira e a maioria das Igrejas celebrarão Natal no dia 24 de dezembro. Sugerimos que as programações litúrgicas tenham o seguinte roteiro:
No Domingo 26 de novembro, ou primeiro Domingo do advento, inicia-se as programações do Advento tendo como ornamentação as toalhas e flores na cor azul, símbolos da expectativa e espera da comunidade pela celebração da fé no nascimento do menino Jesus. A coroa do Advento com 5 velas , também envoltas em fitas azuis, deve estar presente no local de culto.
O texto de Isaías 9.1-7, deve ser o motivador central da abertura desse tempo litúrgico. A primeira vela da coroa deve ser acesa no momento em que a leitura dele estiver sendo feita para que se associe a simbologia da vela acesa à “grande luz de Deus (em Cristo) ao povo que estava em trevas”. É importante que se tenha o cuidado de elaborar toda a programação litúrgica voltada para essa expressão de fé.
No segundo Domingo, 3 de dezembro, sugerimos que se tenha como texto fundamental Is 11.1-10, e que durante a leitura do mesmo se acenda duas velas da coroa. A ornamentação litúrgica deve ter o acréscimo de um toco com broto. É importante que se contextualize esse símbolo, situando-o no contexto de desesperança causada por uma tradição monárquica infrutífera, que aguardava de Deus o broto resgatador e salvífico.
No terceiro Domingo, 10 de dezembro, deve ter como texto base Lucas 1.8-23, enfatizando o anúncio do nascimento de João Batista, precursor de Cristo. Durante a leitura do texto deve-se acender três velas da coroa, ou seja, as duas utilizadas nos domingos anteriores e mais uma para o terceiro Domingo.
No quarto Domingo de advento, 17 de dezembro, sugerimos os textos de Is 7.14 e Lc 1.29-38, com ênfase na Maria grávida como última figura do advento, mulher crente, discípula e disponível a Deus. Durante as leituras dos textos indicados acende-se as quatro velas do Advento.
Uma celebração litúrgica cuidadosa do período do advento preparará a comunidade para a Liturgia do Natal que será enfatizada em nosso próximo texto.
Um advento abençoado a todos(as)!
Voltar