Mc 6.7-13
O Senhor Jesus enviou os discípulos várias vezes antes da Grande Comissão de Mateus 28.19,20. Foram treinados em Estágios de Preparação para a Missão.
Estágio é a oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos.
Jesus usou de estágios para treinar seus discípulos na Missão. Marcos 6.7-13 demonstra como eles foram enviados neste primeiro estágio preparatório. Este envio serve de modelo para a nossa missão como igreja no século XXI.
I. Foram enviados em unidade
(7) "Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois a dois".
Jesus nos chama para o discipulado em unidade. O pequeno Grupo requer pessoas que desejam andar em unidade: unidade com a Igreja e com os roteiros que são preparados e unidade entre os membros da Igreja. A unidade gera unção de Deus (Salmo 133).
II. Foram enviados com autoridade
(7) "dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos". (13) "expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo" .
Jesus deu autoridade aos seus discípulos e eles usaram da autoridade para expulsar os demônios e curar os enfermos utilizando o Sinal da Unção com óleo. Jesus não os enviou desprovidos de autoridade. Receberam a graça para, em nome do Senhor, realizar a obra de Deus. Hoje somos enviados por Jesus e temos o Senhor confirmando por meio dos sinais as palavras que são pregadas (Mc 16.17-20).
III. Foram enviados na dependência completa de Deus
Leia Mc. 6.8-10.
Os discípulos partiram pobres. Esta "pobreza" significa dependência completa do Senhor. Não precisaram levar nada para o caminho: pão, bolsa, dinheiro. Partiram na dependência do suprimento que viria de Deus através das pessoas que lhes receberiam na fé. Hoje somos chamados para aprender a depender de Deus. Também somos chamados a ser instrumento para o sustento dos missionários que só dependem de Deus. Nosso pequeno grupo é convidado a depender unicamente de Deus e avançar na Graça. Não temos outra estratégia. Já possuímos tudo: Possuímos a graça de Deus. (Mt 6.19-34).
IV. Foram enviados preparados para a rejeição
Jesus diz: (11) "Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao sairdes dali, sacudi o pó dos pés, em testemunho contra eles". Jesus prepara os discípulos para a rejeição. Pessoas não iriam receber os discípulos. Seriam rejeitados. Não deveriam brigar ou discutir por causa da fé. Apenas sacudir o pós dos pés. Isso significava: "Fizemos a nossa parte!" (II Co 4.1-4). Graças a Deus que muitas pessoas irão escutar nossa doutrina, mas outros irão rejeitar. Não devemos temer. Apenas devemos avançar na visão de Deus de continuar implantando o seu Reino através da evangelização e obras de piedade.
Conclusão:
Os discípulos foram obedientes a ordenança do Senhor. O conteúdo da mensagem era o arrependimento. "Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse"(12). Exerceram a autoridade que o Senhor lhes havia dado: "expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo" (13). Usavam a prática de ungir os enfermos (Tg 5.14).
A Obediência conduziram os discípulos a um ministério bem sucedido. Foram fieis na comissão recebida pelo Senhor. Nossa tarefa é ser obedientes e fiéis ao mandato do Senhor de fazer discípulos e discípulas.
Voltar