IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 21/7/2012
 

O Trabalho dos Discípulos

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 


Mc 6.30-34

Deus chama homens e mulheres para o seu trabalho. Não esqueço da canção que ouvi na adolescência: "Se ouvires a voz do vento, Chamando sem cessar. Se ouvires a voz do tempo, Mandando esperar. A decisão é tua. A decisão é tua. São muitos os convidados. Quase ninguém tem tempo". (Vocação - Pe Zezinho).
Nós ouvimos a voz de Deus e nos colocamos a sua disposição. A decisão é nossa. Hoje abraçamos o trabalho do Senhor e desejamos seguir em frente. Este breve Evangelho nos ensina muito sobre o trabalho na Obra do Senhor.

I. O Trabalho exige relatório
(30) Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado.
O Senhor envia os seus discípulos para a Missão. Eles partiram pelas aldeias ensinando, curando enfermos e libertando os oprimidos pelos demônios. Quando retornam, relatam tudo o quanto haviam feito e ensinado (Mc 6.13). Eles precisaram relatar. Relatar significa dar satisfação do trabalho. Deus colocou em nossas mãos uma missão e precisaremos relatar o resultado no final. Algumas perguntas nos serão feitas: Você foi fiel? Fez exatamente o que ordenei? Qual o resultado da missão? Dependeu unicamente de mim? Amou a Deus ou amou o mundo? Ouviu a Deus ou ouviu os homens? Quantas vidas você levou a Deus? O que você fez com o talento que eu te dei? Nosso trabalho exige relatório (Mateus 25.14-30).

II. O Trabalho exige pausa
(31) E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. (32) Então, foram sós no barco para um lugar solitário.
Os discípulos trabalharam muito e necessitavam de um descanso. Precisavam de um lugar deserto pois não tinham tempo nem para comer. Foram para um lugar solitário. O texto deixa claro que não conseguiram descansar direito, mas Jesus diz que necessitavam do descanso. Não somos de ferro. Precisamos aprender a descansar. Descansar no Senhor e repousar. A cada seis dias precisamos descansar um (Ex 20.9,10). Este dia é o nosso dia sabático. Seja ele qualquer dia da semana (sábado, domingo, terça, quinta, etc). Precisamos retirar um dia para descansar. Temos tempo para tudo. Precisamos ter tempo para ir a Casa do Senhor. Precisamos ter tempo para sentar confortável numa cadeira e ler a Bíblia Sagrada. A melhor maneira de descansar é no Senhor. Nosso trabalho é muito importante, mas sem o descanso não teremos saúde espiritual e física para avançar.

III. O trabalho exige compaixão
(33) Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles. (34) Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.
Jesus desejou descansar, mas viu o sofrimento das pessoas que lhe seguiram. Jesus vê a multidão e se compadece. Ele sentiu que eram ovelhas sem pastor e necessitavam do ensinamento da Palavra. Jesus era movido pela compaixão (Mc 8.2). Compaixão significa dar alívio ao sofrimento do outro. É sentir a dor do próximo e trabalhar para retirar esta dor. A compaixão nos leva ao outro. Nosso trabalho de fazer discípulos e discípulas é baseado na compaixão. As pessoas estão sofrendo sem Jesus e sem esperança na vida eterna. Quem tem compaixão parte em direção ao próximo na esperança de lhe sanar a dor e o desespero de um vida sem Salvação e sem a Graça. As pessoas não precisam de religião; precisam de discípulos/as de Deus cheios de compaixão.

Conclusão:
Como discípulos do Senhor estamos envolvidos no trabalho de fazer discípulos e discípulas para Jesus. Precisamos fazer o trabalho que Deus espera de nós. Precisamos cumprir exatamente o que Deus deseja que façamos. Paulo diz a Timóteo: (2 Tm 4.5) Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
Deus não esquece do nosso trabalho realizado em sua obra. O autor de Hebreus diz: (Hb 6.10) Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.
Nosso trabalho não é vão no Senhor. I Coríntios 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
Sejamos fiéis ao trabalho que o Senhor nos deu em sua obra.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.