IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 3/8/2012
 

Jesus: O Sinal de Deus

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 


João 6.24-35

Jesus é o próprio Sinal de Deus entre os homens. Os Sinais no Evangelho de João são instrumentos de Deus para revelar o caráter de Jesus. Hoje conheceremos um dialogo de Jesus com o povo com relação aos Sinais de Deus e aprenderemos um pouco mais do Senhor, o nosso Pão vivo que desceu do céu.

I. Seguir pelo Pão ou seguir pelos Sinais (24-26).
As pessoas seguiam Jesus com muita insistência. Como não encontraram Jesus e os seus discípulos, pegaram os barcos e foram para Cafarnaum. Tendo chegado em Cafarnaum perguntaram a Jesus: Como chegaste aqui?
Jesus sabia que eles não estavam atrás dele por causa dos Sinais, mas por causa dos pães que ele multiplicou e lhes deu. Sinais eram indicações de Deus sobre a Missão de Jesus. (Jr 32.20). Os Sinais faziam as pessoas entender quem era o Messias. Mas a multiplicação ficou apenas nos pães. Não viram os Sinais na multiplicação. Enxergaram apenas o alimento. Os Milagres podem ser vistos como Sinais do Messias ou apenas como um suprimento de uma necessidade. Preciso enxergar sempre além dos milagres.

II. Trabalhar pelas coisas eternas (27).
As pessoas estavam atrás do Jesus que multiplicou os pães, não do Jesus que fez um sinal messiânico. Corriam de um lado para o outro atrás do alimento físico, mas não tinham a percepção da realidade espiritual. Por isso o Senhor Jesus diz: "trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que subsiste para a vida eterna que o Filho do Homem vos dará.
Trabalhar para as coisas eternas significa seguir a Jesus pelos Sinais da Glória de Deus em sua vida, não pelo suprimento material que perece. (2 Co 4.18). Jesus multiplica pães e supre nossas necessidades, mas nosso alvo é a salvação eterna.

III. Como realizar as Obras de Deus (28,29).
As palavras de Jesus começaram a ter efeito sobre os corações das pessoas. Elas começam a ver os Sinais e perguntam: Que faremos para realizar as obras de Deus? As pessoas desejam, através das obras, fazer alguma coisa para merecer a salvação e a graça. Mas o Senhor responde: A obra de Deus é esta, que creias naquele que por Ele foi enviado.
A obra de Deus tem início na nossa fé. (Ef 2.8,9). É através da fé que conseguimos fazer o que Deus deseja. Os Sinais despertam em nós a fé para sermos o que está no coração do Senhor.

IV. Jesus: o Sinal de Deus (30-35).
O povo continua desejando crer. Mas precisam ver os sinais de Deus na vida de Jesus como aconteceu no ministério de Moisés. O povo pergunta: O que você faz para que creiamos em ti? Quais são os sinais? Nossos pais comeram maná do céu.
Jesus afirma que não foi Moisés que deu o pão do céu. O verdadeiro pão do céu é Deus quem dá.
Jesus é o próprio Maná. Ele diz: O pão do céu é este que desce e dá vida aos homens. As pessoas respondem: dá-nos sempre desse pão. Jesus declara: eu sou o pão da vida quem vem em mim jamais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jesus não veio apenas fazer sinais. Ele é o próprio Sinal de Deus (João 6.48-50).

Conclusão:
Hoje somos desafiados a continuar a trabalhar pelas coisas eternas. Todas as nossas conquistas ficarão na Terra, mas a Salvação e a comunhão com Deus permanecerão eternamente. Jesus é o Sinal de Deus para a nossa Salvação. Aceitar Jesus como Senhor e Salvador significa aceitar o Plano de Deus para a nossa Salvação.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.