IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 3/11/2012
 

Bem-Aventurados

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 


Mt 5.1-12

O Evangelho de hoje fala dos santos e santas de Deus. Santos e santas são as pessoas restauradas pela graça e separadas para viver os valores do reino de Deus. Foram justificadas pela fé (Rm 5.1,2). O Senhor Jesus, próximo ao Mar (lago) da Galiléia, pronunciou este sermão trabalhando a fé, trabalhando na contramão da sociedade e trabalhando a esperança.
No ensinamento de Jesus a palavra final não é o sofrimento. A palavra final é a vitória dos bem-aventurados.

I. O Senhor Jesus trabalha a Fé
Jesus leva o povo ao monte e começa a ensiná-los. Fala 09 vezes "Bem-aventurados" - Felizes. No original grego, o vocábulo usado por Mateus é makarios, cujo significado lembra felicidade, alegria divina e alegria perfeita. Para os antigos gregos, somente os deuses realmente eram felizes, isto é, bem-aventurados. Os deuses eram makarios.
Jesus está falando para um povo sofrido e excluído, mas não inicia enfatizando a derrota ou o fracasso.
Na teologia judaica, os ricos, os poderosos, os fortes, são os queridos aos olhos de Deus. Mas Jesus inverte esta ordem. O Senhor Jesus fala de fé ao povo desprezado pela fé. Fala palavras agradáveis e levanta as pessoas.
Pv 16.24 "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo".
Não importa como estamos vivendo hoje, devemos começar a olhar com os olhos da fé. Jesus ministra esta fé em nosso coração.

II. O Senhor Jesus trabalha na contramão.
Jesus trabalha Valorizando os desvalorizados. Que são os Bem-aventurados? Os Makários?
São os humildes de espírito,os que choram,os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos,os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos. Ele valoriza os que não tem valor;
Is 40.29 "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor". Deus não fala como todo mundo fala. Ele fala baseado no seu poder criador e abençoador.
Is 57.15 "Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos". Quem nos valoriza é Deus.

III. O Senhor Jesus trabalha a Esperança
Jesus trabalha anunciando a vitória como resultado final daquele que crê. Seria assim: "vocês não usam os instrumentos da arrogância, vocês choram, vocês preferem perder sendo mansos, vocês vivem com fome e sede de justiça, vocês não revidam, vocês perdem os prazeres mundanos, vocês são perseguidos, injuriados, desmentidos".
Mas esta não é a palavra final...
A palavra final é: "de vocês é o reino dos céus, vocês serão consolados, vocês herdarão a terra, vocês serão fartos, vocês alcançarão misericórdia, vocês verão a Deus, vocês serão chamados filhos de Deus, vocês Receberão o reino dos céus". Jesus implanta a esperança.
Lm 3.21 "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança".
Na Visão de Ezequiel 37 sobre os ossos secos (Ez 37.1-11) fala de esperança. Ez 37.11 "Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados".
Jesus está dizendo: Vocês são felizes, pois sofrem, mas a palavra final não é o sofrimento. A Palavra final é a esperança. Fixe sua mente na esperança.


Conclusão:
Em Jesus nossa fé é fortalecida. As palavras de Jesus geram coragem e força sobre nossas vidas. Em Cristo somos Bem-aventurados.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.