IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 3/12/2012
 

1ª Semana do Advento: Jesus Voltará!

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 


Lucas 21.25-36

Está chegando o Natal. Esta é a primeira semana do Advento. Advento são quatro semanas antes do Natal. No Tempo do Advento nos preparamos em oração para celebrar o Natal de Cristo. No primeiro domingo do Advento o tema é: Jesus voltará para nos libertar e nos levar para seu Reino Eterno. Assim como as profecias se cumpriram na vinda de Cristo, também se cumprirão na segunda vinda do Senhor. Jesus voltará para buscar a sua igreja. O Evangelho de hoje nos fala de três certezas.

I. Haverá um desespero na humanidade
Você tem ouvido situações desesperadoras no mundo? Cite um exemplo?
O Senhor Jesus diz que (25) "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas". A natureza estará fora de controle. Haverá desastres naturais em todos os lados abalando a terra e o universo. Com isso os (26) "homens desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados". Com o sofrimento os homens blasfemarão do Senhor (Ap 16.21). É neste contexto de terror que (27) "se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória". Infelizmente podemos aguardar muito sofrimento para a humanidade devido ao caos na natureza. Com a aproximação de Jesus as coisas irão piorar ainda mais. Serão os sinais de sua volta.

II. Os/as discípulos/as não devem ficar desesperados
Para os crentes em Jesus esta mensagem não é pessimista. O Senhor Jesus nos conforta dizendo: (28) "Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima". O nosso coração precisa exultar. Exultar no dicionário Priberam significa "sentir grande prazer, ter grande alegria e manifestar grande contentamento". O cristão irá sofrer também, mas terá a alegria em poder encontrar com o Senhor (Rm 8.18). Não nos alegramos com o sofrimento da humanidade, mas temos o consolo em saber que o nosso redentor está voltando. Por este motivo ergueremos nossas cabeças e aguardaremos a nossa redenção que estará próxima. Nos alegramos com a volta do Senhor Jesus em seu segundo Advento.

III. Precisamos nos preparar para o segundo Advento de Cristo.
Para o segundo Advento de Cristo precisamos vigiar e andar em santidade de vida, na pratica da justiça, no amor desinteressado e trabalhando na preparação do mundo para o Reino de Deus. Devemos fugir da orgia, da embriagues e das preocupações do mundo. (34) "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço" (Hb 12.14). A volta de Jesus ao invés de ser prazer para os crentes, poderá ser um laço, se estes não estiverem vivendo os valores do Reino de Deus. Todos que vivem sobre a face da terra enfrentarão situações difíceis. Quem tem fé em Jesus e vive na dependência do Reino de Deus terá paz para enfrentar as dificuldades e aguardar com ânimo o retorno do Senhor (35). Quem é cristão apenas nominal ficará tão desesperado quanto o resto da humanidade pois não terá esperança e a fé necessárias. Por isso o Senhor Jesus é enfático ao dizer: (36) "Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem". Como escapar de todos os sofrimentos e ficar em pé diante de Jesus em sua vinda? Vigiando.

Conclusão:
O Natal está chegando e a mensagem de Deus se repete a cada ano: O povo de Deus não percebeu a chegada de Jesus em seu primeiro Advento porque não estava vigiando. Assim também hoje. As pessoas estão tão envolvidas no comércio do Natal que não percebem as profecias ligadas ao Natal. A profecia é clara: Assim como as Escrituras se cumpriram na primeira vinda de Cristo, se cumprirão em seu segundo Advento. Jesus voltará. Estejamos preparados. Esta é a mensagem da primeira semana do Advento do Senhor.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.