IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 8/12/2012
 

2¬ Semana do Advento: Arrependa-se!

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 


Lucas 3.1-6

Na primeira semana do Advento o tema é "Jesus Voltará". Mas para encontrar com o Senhor é necessário estar preparado. O ser humano olha para si mesmo e percebe que não tem condições de encontrar com o Jesus por causa do pecado. O único caminho é o arrependimento. Por isso, nesta segunda semana do Advento, o tema é "Arrependa-se" e está baseado na pregação de João Batista.
Arrependimento no Antigo Testamento (no hebraico) significa desviar-se ou retornar. O termo correspondente no Novo Testamento (no grego) tem o sentido de mudança de mente que leva a mudança dos caminhos. Arrependimento significa mudar hábitos, pensamentos, atitudes, pontos de vista, direção e comportamento deixando o caminho errado e seguindo o caminho certo. Arrependimento não é sentimento, mas mudança de vida. Hoje iremos ouvir a pregação de João Batista sobre este importante tema que gera Remissão dos pecados e reparação para o encontro com o Senhor.

I. O Ministério de João Batista.
Lucas informa que João Batista começou seu ministério profético num tempo específico e separado por Deus. Ele dá os detalhes para localizar João na história. Leia Lc 3.1,2. Neste tempo "veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto". João deixou sua casa na Judeia e foi viver no deserto. No deserto teve uma experiência com Deus e deu início ao ministério profetizado pelo anjo ao seu pai Zacarias ( Lc 1.13-17). O ministério de João foi profetizado por Isaías (Is 40.3) e por Malaquias (Ml 3.1,2).
Seu ministério foi preparar o caminho para a vinda do Senhor mediante a pregação de arrependimento e o Batismo para remissão dos pecados. Assim como João teve que descobrir qual o propósito de Deus para sua vida, nós também precisamos receber de Deus o direcionamento para o nosso ministério.

II. O Batismo de Arrependimento para remissão dos Pecados
João (3) "percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados (4) conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas". A palavra remissão significa descartar, jogar fora, abolir. Literalmente significa perdão dos pecados. João pregava o Batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. O batismo seria para as pessoas arrependidas que desejavam receber a remissão completa dos pecados. O arrependimento gera remissão que é fruto da graça mediante um instrumento visível, o sacramento do Batismo. O Senhor Jesus Cristo levou nossas penas (Is 53.5,6; I Pe 2.24; II Co 5.21) e Deus nos deu a remissão mediante a fé no Filho (Atos 13.38-39; Rm 8.1.33-34; II Co 5.21). Para o encontro com Cristo precisamos desejar mudança de vida mediante o arrependimento.

III. Preparando o Caminho do Senhor
O que significava preparar o caminho do Senhor? Significava que (5) "Todo vale seria aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos seriam retificados, e os escabrosos, aplanados". Estas palavras referem-se a construção de estradas e caminhos. João veio construir estradas nos corações para a passagem e entrada de Cristo. A mensagem de João iria preparar o caminho para as pessoas receberem Jesus. Já seriam pessoas convertidas e desejosas pelo encontro com Deus. Isso aconteceu com vários discípulos de João que passaram a ser discípulos de Cristo. (Jo 1.35-40). Já estavam preparadas e dispostas a seguir o messias. Eram pessoas arrependidas que alcançaram a remissão dos pecados pela graça e fé no Messias que viria. Quando o Senhor Jesus chegou, abraçaram a fé e se firmaram no caminho de Cristo. Hoje, o nosso ministério como Igreja é, como o de João Batista, preparar as pessoas para terem um encontro pessoal como Senhor Jesus Cristo.

Conclusão:
João pregava dizendo que (6) "toda carne verá a salvação de Deus". Guando Jesus nasceu em Belém, Maria, José, os pastores e os magos do oriente viram a salvação de Deus. Quando Jesus iniciou seu ministério após o Batismo, todos viram a salvação de Deus. Em sua morte e ressurreição a Salvação de Deus foi vista e tornou-se acessível a todos. O Natal tem esta mensagem: Arrependa-se para que é possa ver a Salvação de Deus que é Jesus Cristo, o Senhor.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.