IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 21/1/2013
 

O Início dos Sinais

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

João 2.1-11

Tempo Comum é o Tempo que a igreja separa para meditar nos milagres e ensinamentos de Jesus. Olhamos a totalidade do ministério do Senhor e somos desafiados a viver como Ele viveu: fidelidade, amor e prática da justiça. Hoje o Evangelho fala do primeiro milagre de Jesus. Jesus inicia seu ministério em um casamento, tem a intercessão de sua mãe e a obediência dos serventes. O milagre acontece e todos veem a glória de Deus em Jesus e os discípulos passam a crer nele. Que este momento de meditação sirva para fortalecer nossa fé no único mediador e salvador Jesus Cristo.

I. Jesus convidado para um casamento
O milagre de Jesus no casamento só foi possível porque ele foi convidado. Caná da Galiléia é o início de sua manifestação (epifania) ao mundo através dos milagres. Ele escolheu um casamento para dar início ao seu ministério. É a valorização da família como projeto de Deus. A família é um projeto que nasceu nos planos de Deus (Gn 2.21-24). Por isso o Senhor Jesus escolhe o casamento para iniciar sua manifestação de milagres e curas. Assim como uma família convidou Jesus para a festa de casamento, devemos convidar Jesus para todas as áreas de nossa vida.

II. O diálogo de Maria com Jesus
Maria conhecia Jesus com uma profundidade incalculável. Antes de Jesus nascer ela já sabia quem seria Jesus. O texto demonstra que Jesus iniciou seus milagres públicos, mas pela fala de Maria percebe-se que Jesus fazia milagres em sua vida privada e familiar em Nazaré. Observe que a fala de Maria é um pedido: (3) "Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho". Jesus entende como uma intercessão de Maria e responde: (4) "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora". Não era a hora do início da manifestação publica de Jesus. Talvez seria mais tarde ou num outro dia. Por isso vemos a recusa de Jesus. Mas Maria ignora a recusa e com uma atitude de mãe que tem um pleno relacionamento com o filho, apenas diz aos serventes: (5) "Fazei tudo o que ele vos disser". Ela sabia que o Senhor iria obedecer seu desejo. De certa forma ela sentia que seria o início da manifestação de Jesus. Algo que ela esperava desde o encontro com o anjo Gabriel (Lc 1.30-33). Maria demonstra total confiança em Jesus e manda os serventes obedecer a " tudo o que ele disser". É na total obediência que alcançamos as grandes vitórias de Deus em nossa vida.

III. A Obediência precede o sinal
Maria disse aos serventes: "(5) "Fazei tudo o que ele vos disser". Jesus dá uma ordem: (7) "Enchei de água as talhas". A ordem é prontamente cumprida: (7) "E eles as encheram totalmente". Jesus dá uma segunda ordem: (8) "Tirai agora e levai ao mestre-sala". Novamente eles obedecem: (8) "Eles o fizeram". Neste momento ocorreu o milagre. A obediência dos serventes trouxe a concretização do milagre. O resultado foi a honra do noivo por causa da obediência dos serventes. (9) " Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo. (10) e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora". Os serventes obedeceram porque eram serventes, mas fica uma lição para aqueles que desejam ser discípulos/as de Jesus. A obediência precede o sinal de Deus. Muitas vezes desejamos os sinais de Deus, mas não temos fé para obedecer. Desejamos as bênçãos financeiras, mas ainda idolatramos o dinheiro e não conseguimos ser fiéis ao dízimo. Toda bênção virá para aquele que confia, espera e obedece ao Senhor. Obedecer é melhor do que sacrificar (I Sm 15.22).

Conclusão:
João diz que (11) "Com este (milagre), deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou (epifania) a sua glória, e os seus discípulos creram nele. Foi um momento de manifestação da Glória de Deus na vida de Jesus e um fortalecimento para a fé dos primeiros discípulos. A obediência é o único caminho para os discípulos/as alcançarem a vitória de Deus em todas as áreas de suas vidas.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.