IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Palavra Pastoral
Rio, 8/2/2013
 

Pescadores de Homens

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 


Lucas 5.1-11

O Evangelho de hoje apresenta Jesus ensinando a Palavra na beira do lago de Genesaré. Após ensinar, exige que Pedro lance novamente as redes ao mar. Pedro obedecendo a Palavra, lança as redes e recolhe muitos peixes. Este milagre transforma Pedro. Ele reconhece a santidade de Jesus e se lança aos seus pés admitindo ser um pecador. Jesus então o desafia a ser pescador de homens. A ação de Deus é tão tremenda na vida de Pedro que ele deixa tudo, inclusive os peixes do milagre, e segue o Senhor. O milagre se transforma em discipulado.

I. O Ensino da Palavra
O ministério de Jesus foi prioritariamente o do ensino. Através do ensino Jesus formou discípulos e discípulas que dariam continuidade a Missão. O Senhor conseguiu produzir nas pessoas a sede pelo ensino. O texto diz que Jesus estava junto ao lago de Genesaré (mar da Galiléia) e a multidão apertava-o "para ouvir a palavra de Deus" (1). Para facilitar o ensino o Senhor Jesus entrou no barco de Simão "e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões"(3). O discipulado exige o ensino da Palavra de Deus.

II. A Obediência a Palavra
Quando o Senhor chegou ao lago de Genesaré, Pedro e outros pescadores estavam lavando suas redes. Foi uma noite de muito trabalho sem sucesso. O Senhor Jesus termina de ensinar e diz a Pedro: (4) "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar". Pedro e os pescadores sabiam que não seria possível pescar, mas apesar disso ele obedece. Pedro diz ao Senhor: (5) "Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes". A nossa vida não é baseada nas emoções da religiosidade, mas na obediência aos princípios de Deus. O discipulado é uma ação de Deus na vida das pessoas que acreditam e obedecem. Obedecemos não baseados em nossas experiências, mas na Palavra de Jesus. Obedecemos por causa do Senhor e por causa de sua autoridade sobre nossa vida. Obedecemos pela fé. Quando que Pedro obedeceu? Obedeceu depois de ouvir o ensino de Jesus. Lançou as redes sobre a Palavra do Senhor. Nossa obediência está baseada na fé em Jesus Cristo. Todo discípulo verdadeiro é obediente (Rm 16.19).
Você tem sido uma pessoa obediente?

III. O Resultado da Obediência
Pedro obedeceu. Obedeceu por que creu ou porque quis agradar ao Senhor. Mas ele obedeceu e teve resultados: (6) "Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. (7) Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique". A obediência gerou abundância. Todos que obedecem são felizes apesar das tribulações da vida. Vida de oração e obediência são canais de bênçãos na vida do discípulo. A obediência é a marca do discipulado (Filemom 1.21).

IV. O discipulado como resultado do Milagre
O milagre não estava relacionado a prosperidade, apesar do resultado abençoado da pescaria. O milagre foi além dos peixes. Pedro reconheceu a santidade de Jesus (8). O milagre transformou a vida de Pedro em pescador de homens. (10) "Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens". Pedro, Tiago e João passaram a ser discípulos de Jesus: (11) . Não ficaram apenas no milagre. Jesus transformou o milagre em sinal que gerou o discipulado.
Muitas pessoas procuram os sinais de Deus. Mas os sinais do Senhor tem como objetivo a transformação de nossas vidas em discípulos/as (Mt 28.19).

Conclusão:
Nosso objetivo é aprender a Palavra do Senhor. Aprender e lançar as redes. Ser aquilo que o Senhor deseja que sejamos. Todos os milagres que Jesus realizou em nossas vidas precisam nos levar a aceitarmos a santidade do Senhor como Salvador e segui-lo como discípulos transformados em pescadores de Homens.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.