Lucas 13.1-9
Quaresma é um tempo de Oração, Jejum e Arrependimento. Neste Evangelho iremos ouvir Jesus falar sobre a necessidade do arrependimento e a misericórdia do Pai que aguarda nossa mudança de vida.
I. A Visão sobre o pecado do outro: Algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus (1). Pelo diálogo que segue, vemos que estas pessoas achavam que os galileus eram mais pecadores, por isso foram mortos. Jesus responde: (2) "Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus?" (NTLH). Temos a inclinação de ver os erros dos outros maiores do que os nossos. (Mt 7.1; I Co 4.5).
II. Quem precisa de arrependimento? As pessoas pensavam que os galileus eram mais pecadores, por isso morreram nas mãos de Pilatos. Como eram mais pecadores, necessitavam de mais arrependimento. Jesus diz: (3) "De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram". Precisamos viver em oração e contrição no caminho do arrependimento. O/a discípulos/a deve ter a prática diária do autoexame e da oração de arrependimento. Sem o verdadeiro arrependimento todos morreremos sem salvação. Arrependimento é mudança de vida (Joel 2.13; II Co 7.10).
III. Deus espera nosso arrependimento: Deus é misericordioso e aguarda nossa mudança de vida. Jesus conta uma parábola (6-9). Esta parábola nos ensina que o Senhor não desiste e investe na nossa santificação para que venhamos produzir frutos. Deus espera nosso arrependimento e nossa mudança de vida. Ele irá trabalhar para isso. Contudo, existe um limite: " Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.” A misericórdia do Senhor não tem fim, mas nós temos limites. (At 3.19). Precisamos produzir frutos dignos hoje e aproveitar o tempo de Deus. (João 15.1-8).
Conclusão: O arrependimento é o caminho da Quaresma. Não adianta ser membro de uma igreja ou agregado a uma boa denominação evangélica. Sem santificação ninguém verá a Deus.
Voltar