IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Páscoa
Rio, 11/5/2013
 

Dia da Ascensão do Senhor (reflexão de 11/05/2013)

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Lucas 24.46-53

Introdução:


No Dia da Ascensão celebramos a entrada de Jesus no céu. Isso ocorreu quarenta dias depois da Páscoa. Cristo não somente foi ressuscitado pelo Pai, mas também, neste mesmo Espírito, recebeu do Pai, como verdadeiro homem, todo o poder no céu e na terra. Cristo Jesus, ao ressuscitar, saiu da morte e entrou na glória do Pai. A ressurreição e a ascensão são dois momentos, dois aspectos de um único acontecimento: a glorificação do Cristo feito homem e entregue à morte. Jesus ressuscitou, foi ascendido ao Céu e glorificado. Hoje está à direita de Deus Pai e um dia voltará para buscar sua Igreja. A Igreja na terra cumpre a Missão do Pai mediante o poder do Espírito Santo.

I. A Missão dos discípulos


Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos durante quarenta dias. No primeiro dia que apareceu explicou a necessidade de sua morte (46) “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia”. Falou também da Missão dos Discípulos: (47) “que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”. Os discípulos teriam a função de ser (48) “... testemunhas destas coisas”. Esta Missão dos discípulos também está registrada em Mateus 28.18-20. O Ressuscitado deixou uma missão clara para seus discípulos. Nossa Missão é pregar o arrependimento para remissão dos pecados. Não existe outra missão deixada por Cristo à Igreja. Com esta pregação a Igreja faz discípulos e discípulas e batiza em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensina a guardar todas as coisas. Você é discípulo? Então sua missão é pregar o arrependimento para remissão dos pecados, fazer discípulos, batizar e ensinara guardar todas as coisas. Este é discipulado que gera “Salvação, santificação e serviço” (PMN).

II. A capacitação para Missão


Os discípulos receberam uma missão muito importante: viver para levar vidas a Cristo. Mas para cumprir a Missão necessitariam de capacitação espiritual. Não bastaria o tempo de ensino que tiveram com Jesus. Precisariam deste ensino e do Poder de Deus. Por isso Jesus disse: (49) “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. Os discípulos necessitariam do revestimento de poder. Na ascensão de Cristo registrado em Atos Jesus fala mais detalhadamente deste revestimento (Atos 1.4-8). O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é Deus presente conosco. Ele nos reveste de poder sobrenatural para que possamos ganhar almas. Sem o Espírito Santo não conseguimos fazer discípulos. O Espírito Santo nos enche de poder. A figura usada na Bíblia é o fogo. Jesus veio nos batizar com fogo (Mt 3.11). Os apóstolos tiveram línguas de fogo no revestimento de poder (Atos 2.1-5). Wesley, cheio do fogo do Espírito dizia: "Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar" (respondendo à pergunta de como ele atraía as multidões). A ascensão do Senhor Jesus proporcionou o revestimento do poder com a vinda do Espírito Santo (Jo 16.7).

III. A Ascensão e Glorificação de Cristo


Jesus leva seus discípulos para Betânia e ergue as mãos para abençoar. (51) “Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu”. Os discípulos “voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus” (52,53). Atos 1.9-11 diz que os discípulos ficaram olhando para o alto vendo Jesus subir e entrar nas nuvens. Dois varões vestidos de branco (anjos) se puseram ao lado deles e lhes disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (18). Wesley, nos 25 Artigos de Religião diz: “Cristo, na verdade, ressuscitou dentre os mortos, tomando outra vez o seu corpo com todas as coisas necessárias a uma perfeita natureza humana, com as quais subiu ao Céu e lá esta até que volte a julgar os homens, no último dia”. (Marcos 16. 19- 20).

Conclusão:


O Senhor Jesus Cristo está glorificado com o Pai e nos enviou o Espírito Santo. Hoje Ele intercede por nós e realiza em nós seus sinais e maravilhas. Os discípulos precisam apenas crer e cumprir sua missão de Ir pelo mundo pregando o Evangelho. Jesus está nos céus, com as mãos estendidas nos abençoando. Podemos ir e fazer discípulos e discípulas.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.