Lucas 7.11-17
Naim é hoje um pequeno vilarejo mulçumano que fica a oito quilômetros de distância do Monte Tabor (tradicional Monte da Transfiguração) e a sudoeste de Nazaré. Era uma pequena cidade da época de Jesus. O nome Naim significa belo, aprazível ou deleite. Nesta pequena cidade o Senhor ressuscita o filho de uma viúva. Hoje veremos o significa de Naim para a nossa caminhada da fé.
I. Naim: Local de sofrimento
Naim é o local do encontro de duas multidões: A multidão que segue o Senhor Jesus e a multidão que segue o sofrimento da viúva. Naim estava sendo o local de grande sofrimento. O/a discípulo/a precisa sempre estar aberto ao sofrimento das pessoas (Sl 32,10).
II. Naim: Local de Compaixão de Deus
Lucas diz: (13) "Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!". Jesus enxerga a dor daquela mulher. A sua dor não passou desapercebida. Jesus exerceu a compaixão. Sofreu com ela. Sentiu a dor que ela estava sentindo. Diante do sofrimento do mundo, devemos exercer a compaixão do Senhor (Mc 8.2) . Como discípulos e discípulas estamos na multidão de Jesus para exercer a compaixão de Deus no mundo.
III. Naim: Local do Milagre
Quando Jesus se aproximou do corpo do menino (14) "tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!" Jesus ordena que o defunto tenha vida. Através da nossa vida, Jesus opera a ressurreição espiritual da sociedade.É nosso dever levar Jesus as pessoas que estão mortas espiritualmente (Mt 28.19,20).
IV. Naim: Local de Temor e Glória a Deus
O Senhor Jesus opera na porta da cidade de Naim. Foi um sinal que causou temor de Deus. As pessoas passaram a glorificar a Deus e a reconhecer que Jesus era o Grande profeta falado por Moisés e que se tratava da visita do próprio Deus. (Atos 2.47).
Conclusão: Naim é símbolo do Encontro com Deus. Quando Jesus encontra com o pecador, Ele tem compaixão e realiza o milagre da restituição da vida.
Voltar