Lucas 13.10-17
Existem muitas pessoas andando encurvadas. Muitas estão encurvadas pelas tradições religiosos, outras pelos pecados dos pais e pelos próprios pecados. Outros andam encurvados pela cultura e pela sociedade de opressão. Andar encurvado nos faz olhar para o chão. Quem anda encurvado sofre por que perde a oportunidade de ser feliz. Jesus veio libertar as pessoas da vida encurvada. Pela graça do Senhor somos erguidos e passamos a viver dentro do projeto de Deus. O Evangelho de hoje fala da cura de uma mulher que andava encurvada por causa de um espírito maligno. Também fala da religião que encurva as pessoas por causa de seus ritos que não libertam.
I. A Opressão
O Senhor Jesus estava em um sábado numa sinagoga (10). Sinagoga é um lugar de oração, cânticos e estudos dos judeus. O Evangelho diz que (11) "...veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se". Seu sofrimento era causado por um espírito de enfermidade. Existem demônios que produzem doenças. É importante saber também que nem todas as doenças são causadas por espíritos malignos. Esta mulher estava debaixo desta opressão maligna há 18 anos. Era um sofrimento contínuo. A enfermidade a fazia andar encurvada, olhando para o chão sem conseguir se endireitar. Ela estava oprimida por demônios. Hoje muitas pessoas andam encurvadas na vida oprimidas por demônios (I João 5.19). Precisamos identificar as pessoas que sofrem e compartilhar o amor libertador do Senhor Jesus.
II. A Libertação
O Evangelho diz que o Senhor Jesus estava ministrando na sinagoga. Quando Ele avista a mulher oprimida pelos demônios, a chama e a cura (12). Depois de ministrar a Palavra de Libertação o Senhor impõe as mãos. Observe a ação da palavra de Jesus e seu toque: palavra e imposição de mãos. Ela imediatamente é curada (13). A libertação foi um instrumento que proporcionou a cura da mulher e a glória de Deus. Existem muitas pessoas necessitando de libertação. Somente o Senhor Jesus tem o poder de libertar as pessoas das prisões espirituais, sociais, religiosas e familiares. Os discípulos e discípulas de Jesus são agentes desta libertação. Deus nos ungiu para libertar, em nome de Jesus, as pessoas oprimidas pelo poder de satanás (Marcos 16.17,18).
III. A Oposição
Tudo estava bonito: A mulher recebeu a libertação do Senhor, passou a andar normalmente, dava glória a Deus. Mas os religiosos invejosos usaram a instrumentalidade da religião para prejudicar o ministério do Senhor (14). É a tentativa da religião em impedir a ação de Deus. Jesus com autoridade diz sobre a hipocrisia dos religiosos (15). A mulher estava em cativeiro e o Senhor a estava desprendedo-a para que pudesse beber da graça do Senhor. Por causa da reposta do Senhor (17) "todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava" (João 8.32). A igreja que prega o Evangelho integral sempre terá opositores. Mas a oposição é vencida pela Palavra do Senhor e pelo testemunho corajoso dos servos de Deus.
Conclusão:
Encontraremos muitas pessoas encurvadas pelo diabo e vivendo debaixo da opressão religiosa, espiritual e social. A Igreja precisa ser instrumento de libertação através do Evangelho Integral. É através de nós que Deus age, pela graça, na vida das pessoas.
Voltar