IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Advento Cristão
Rio, 14/12/2013
 

Domingo Gaudete

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

O terceiro Domingo do Advento é chamado de “Domenica Gaudete”, (domingo da alegria) porque a primeira palavra da an-tífona nas antigas celebrações deste domingo dizia: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos” (Fp 4.4). Do Latim: "Gaudete in Domino semper: iterum dico, gaudete!"

O Natal está bem próximo. Já sentimos a alegria da chegada da grande celebração da nossa fé. É a alegria pelo Cristo que virá.

A leitura deste terceiro domingo do Advento, Ano A (Mateus) nos leva a alegria do encontro com o Senhor.

O profeta Isaías 35. 1-6a.10 inicia di-zendo que “o deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso”.

É a alegria do Senhor que fortalece o nosso coração. Somos fortalecidos pela espe-rança que o Senhor voltará. Na segunda lei-tura Tiago 5, 7-10 nos convida a fortalecer o coração, porque a vinda do Senhor está pró-xima.

O Evangelho de Mateus Mt 11, 2-11 revela a dúvida de João (“És tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?”). Je-sus se revela como o messias que cura, liber-ta e evangeliza os pobres. Cremos que João se alegrou na certeza de que Jesus é o verdadeiro Messias que veio ao mundo para nos Salvar.

Francisco de Assis orientava que o cristão pode estar em contrição e jejum em secreto, mas na presença dos irmãos precisa estar alegre e feliz.

Certa vez escreveu: “Um servo de Deus não deve mostrar-se triste ou turbulento, mas sempre sereno. Resolve teus problemas em teu quarto e na presença de Deus, chora e geme. Quando voltares para junto dos irmãos, deixa de lado o aborrecimento e trata de te conformares com os outros”.

A nossa alegria não é desse mundo. O mundo não mais nos alegra. Nossa alegria está no Senhor e ela nos fortalece. Neemias diz que a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10).

Deus coloca mais alegria no coração dos seus servos do que os ímpios com toda prosperidade (Sl 4.7).

Na presença de Deus há plenitude de alegria (Sl 16.11). Esta alegria é fruto do Es-pírito Santo (Gl 5.22).

Jesus tinha esta unção especial do Es-pírito Santo. Ele foi ungido com o óleo da alegria (Hb 1.9).

A alegria de Deus nos dá forças para qualquer situação, inclusive para o verdadeiro cristão, é motivo de alegria passar por várias provações (Tg 1.2).

O verdadeiro discípulo/a do Senhor é alegre.

A Alegria é uma das principais carac-terísticas da pessoa que um dia teve encon-tro com o Cristo de Belém.

Assim reagiram os pastores de Belém depois de encontrarem com o menino Jesus: “Voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito. Lucas 2:20.

Por isso “Alegrai-vos sempre no Se-nhor, outra vez vos digo, alegrai-vos” (Fp 4.4).

"Gaudete in Domino semper: iterum dico, gaudete!"

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.