IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 14/2/2014
 

O Discipulado Metodista como Valorização do leigo e da leiga

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

A Igreja Metodista reconhece e enfatiza o fato de que todo o povo de Deus é chamado a desempenhar os ministérios por meio dos Dons concedidos pelo Espírito, junto das pessoas e da sociedade (mundo). (Plano Nacional Missionário 2012/2016 - PNM p. 30). Não apenas o Pastor e a Pastora, mas todos membros são missionários e ganhadores de almas. São discipuladores e treinadores de novos discípulos.

Um dos nossos compromissos na missão é: Valorizar a presença e o papel dos ministérios de leigos e leigas nos vários aspectos da missão da igreja. (PNM p. 14)

A valorização do laicato é uma marca a ser revitalizada na prática missionária metodis-ta. Nossa forma de ser Igreja implica que leigos e leigas tenham reconhecimento, formação, voz e participação no exercício dos diferentes dons e ministérios. (PNM p.14)

O Discipulado no Programa de Pequenos grupos é um dos Compromissos na Missão, principalmente na área de “Desenvolver e promover educação cristã de modo constante na vida da igreja” (PNM p.15)

O Programa de Discipulado é a ação Missionária da Igreja, ao lado de todas as di-mensões da vida e missão da igreja: adoração, pastoreio, educação, ação social, comunicação, evangelização, administração e expansão missi-onária ( conf. PNM p. 19).

O Programa de Discipulado na implantação dos Pequenos Grupos ao Lado da Escola Dominical, tem a tarefa de promover a “dinâmica de Dons e Ministérios, fortalecer e a doutrina da igreja e preparar o povo metodista para a vida cristã e o cumprimento da missão (PNM p.16).

O Discipulado visa o crescimento inte-gral do discípulo: desde a sua conversão até o seu envio.

Todos precisam ser convertidos e neces-sitam ser enviados para gerar novos discípulos.

A vida é convertida: Tem uma experiência de salvação pessoal com Cristo e se transforma num novo discípulo;

Assume os Votos de membro: pelo Batismo, profissão de Fé ou Assunção de Votos. A fé do novo convertido é consolidada quando ele assume os votos de membro. Até esse ponto, a igreja precisa trabalhar arduamente para firmá-lo na fé e consolida-lo.

É Treinada: Na Escola Dominical, Nos grupos Societário, e Nos Pequenos Grupos.

É enviada: Enviada para liderar um Pequeno Grupo, para trabalhar nos ministérios, para ganhar novos discípulos/as

No discipulado auxiliamos os que se converteram a ter a fé firmada na Palavra

A tarefa de evangelização não termina com a conversão. Todos somos continuamente discípulos e discípulas. Formar-se no Evangelho significa assumir progressivamente a mente de Cristo, o Seu amor, o serviço misericordioso e o cultivo piedoso da fé (PNM p. 23).

No Discipulado treinamos novos discípulos. Os apóstolos foram, em todo o tempo, discípulos que trabalhavam ajudando a formar outros. Há necessidade de formação mais intensa, com ênfase especial em Pequenos Grupos (modelo Wesleyano). Não há lugar para o individualismo.
O discipulado em perspectiva metodista envolve toda a comunidade. É prioritariamente formação comunitária. Todo metodista é parte concreta de uma comunidade e age por meio dela, discipulando e sendo discipulado ao mesmo tempo. (PNM p.23).

O crente para crescer necessita estar participante de um Grupo Pequeno

Wesley colocava os membros do movimento em grupos menores, chamados de sociedades ou classes. Esse método tornou-se uma das marcas do movimento liderado por John e Charles Wesley. Nas sociedades e classes, os membros eram nutridos, ganhavam vitalidade e se orientavam para o serviço: outra marca do metodismo (PNM 24).

As sociedades ou classes do movimento metodista forneciam aos membros acompanha-mento, nutrição e desafios para viver concretamente o Evangelho de Cristo (PNM p.24).

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.