IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Quaresma
Rio, 15/3/2014
 

Os Evangelhos da Quaresma - Ano A

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Neste ano o Lecionário Dominical obedece às Leituras do Ano A que privilegia o Evangelho de Mateus. As leituras bíblicas seguem uma ordem que nos edifica e nos desafia a viver a radicalidade do Evangelho do Senhor Jesus.

1º domingo - Mt 4,1-11 - Tentação de Jesus - Ele vence a fome: de pão, de glória e de poder. No primeiro domingo da Quaresma caminhamos com Cristo até o deserto e encontramos o tentador nos oferecendo as gló-rias do mundo, do secularismo e da política. O tentador que caminha próximo de nós para nos retirar do caminho da humildade e da radicalidade do Evangelho. O jejum de Cristo e o uso da Palavra de Deus são elementos para o caminho quaresmal. Este Evangelho nos recorda que não somente vivemos a quaresma, como a vida é um tempo de quaresma, lutas e provações, mas pela graça de Deus através da Palavra, oração e jejum, vencemos as ciladas do maligno.

2º domingo - Mt 17,1-9 - A transfiguração de Jesus, certeza de nossa transfiguração. No segundo domingo subimos o tradicional Monte Tabor para encontrar com o Senhor Jesus refazendo a fé dos apóstolos e antecipando a glória de sua ressurreição. Jesus é confirmado pelos profetas Elias e Moisés que conversam sobre seu ministério em Jerusalém. Em Jerusalém viria a dor, o sofrimento, a morte e a ressurreição. O Cristo que é transfigurado conseguirá vencer o calvário e será transfigurado em sua ressurreição para a nossa salvação. Como igreja precisamos nos transfigurar com Cristo e avançar para a missão. A voz do Pai ouvida por Pedro, Tiago e João garante que Jesus é o Filho amado em quem o Pai tem prazer.

3º domingo - Jo, 4,5-42 - A água viva - Amar a Deus em espírito e verdade. No terceiro domingo encontraremos com Cristo que saciará nossa sede. Ele é a água viva que nos leva a transformação necessária. Deus espera e procura os verdadeiros adoradores que irão adorá-lo em Espírito e em Verdade. Este encontro no poço de Jacó transforma a nossa vida e alimenta a nossa Missão

4º domingo - Jo 9,1-41 - A cura do cego de nascença - Abrir-se para a luz. O quarto domingo da quaresma é também chamado de Domingo Laetare, Domingo da Alegria. A Palavra de Deus nos convida a alegria da ressurreição em plena quaresma, em meio ao sofrimento da vida presente, nos alegramos pela esperança do porvir. O Evangelho nos levará à cura do cego de nascença e veremos Cristo nos curando para um Evangelho santo sem a cegueira da idolatria e do tradicionalismo farisaico. Cristo é a Luz que brilhou em nossas trevas.

5º domingo - Jo 11, 1-45 - A ressurreição de Lázaro - Eu sou a ressurreição e a vida. No quinto domingo iremos a Betânia encontrar com a vida de Cristo ressuscitando o morto Lázaro. O Evangelho nos aponta para a glória da Páscoa de Cristo em nossa vida. Não apenas ressuscitou dentre os mortos, mas irá nos ressuscitar para uma vida transformada e abençoada. Já podemos hoje viver a santidade e a radicalidade da paz e da justiça do Evangelho.

A caminhada da Quaresma é uma cami-nhada de ascese (exercício) da fé através do Je-jum, dos Retiros e da Santidade em atos concretos para com Deus e com o próximo. Que nesta santa quaresma possamos ser cheios do Espírito Santo e crescer na graça do Senhor Jesus através das disciplinas espirituais. Quaresma fala desse esforço e disciplina.

É nesta visão que João Wesley escreveu:
"Ele não nos salvará a menos que "nos salvemos desta geração má", a menos que "combatamos o bom combate da fé e nos apoderemos da vida eterna"; a menos que "soframos o entrar pela porta estreita"; que "nos neguemos a nós mesmos e tomemos a nossa cruz diariamente", e nos esforcemos por todos os meios possíveis por "tornarmos certos o nosso chamado e a nossa." eleição". (Sermão: "Sobre a realização da nossa própria salvação").

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.