IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Páscoa
Rio, 19/4/2014
 

Jesus Ressuscitou! Ele ressuscitou realmente!

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Hoje começamos o culto com a seguinte Antífona: "Jesus Ressuscitou! Ele ressuscitou realmente!"  

No Livro de Oração Comum do século XVI (o livro de oração amado por João Wesley) tem três orações para o culto matutino:

"Ó Deus, que para a nossa redenção entregaste o teu unigênito Filho à morte de cruz, e pela tua gloriosa ressurreição nos libertaste do poder de nosso inimigo; concede que morramos diariamente para o pecado, a fim de que vivamos sempre com Ele na alegria de sua ressurreição; mediante Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém".

"Ó Pai Celestial, que fizeste com que a aurora santa brilhasse com a glória da ressurreição do Senhor; aviva em tua Igreja o Espírito de adoção, que nos é dado no batismo, a fim de que nós, sendo renovados tanto no corpo como na mente, te adoremos com sinceridade e verdade; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém".

"Onipotente Deus, que por teu unigênito Filho Jesus Cristo venceste a morte e nos franqueaste as portas da vida eterna; concede que nós, que celebramos com alegria o dia da ressurreição do Senhor, ressuscitemos da morte do pecado, pelo teu Espírito vivificador; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém". 

Estas orações expressam a grande celebração que é o Domingo da Páscoa para a Igreja cristã.  

É o domingo de todos os domingos. O dia mais aguardado pela cristandade. O dia da renovação do nosso batismo e da confiança irrestrita no poder de Jesus sobre a morte.  

É também o dia onde deveríamos lembrar de todos os cristãos que já morrerem e louvar a Deus pois todos ressuscitarão por Cristo, assim como Cristo ressuscitou. Ele é as  primícias  dos  que  dormem 

(I Co 15.20).

João Wesley (1703-1791) dizia: "Há uma esperança" em todos aqueles que receberam este Espírito, uma esperança cheia de imortalidade. Sabem que morrer não é perder-se; os seus objetivos vão além da sepultura. Podem dizer alegremente: "Bendito seja o Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, de acordo com a sua misericórdia abundante, nos gerou de novo para uma esperança viva pela ressurreição de Jesus Cristo dos mortos, para uma herança incorruptível e imaculada e que não desaparecerá".

Gregório Magno (540-604) escreveu que: “Diante deste mistério (Ressurreição de Cristo), ficamos tão profundamente admirados e maravilhados, como diante dos mistérios da encarnação e do nascimento virginal de Cristo”.

Por causa da ressurreição de Cristo o domingo passou a ser o principal dia da semana. Jerônimo (347-420) dizia: “O domingo é o dia da ressurreição, é o dia dos cristãos, é o nosso dia”.

Agostinho de Hipona (354-430) chamava a Vigília Pascal de a mãe de todas as vigílias. A Páscoa é o dia da nossa esperança. Ele afirmava: “A ressurreição de Cristo é a nossa esperança”.

Jesus ressuscitou e passou ser o Senhor da Igreja. Inácio de Antioquia (35-107) escreveu: “É a Ele (Jesus) que eu procuro, a Ele, que morreu por nós; é Ele que eu quero, Ele, que ressuscitou por nós”.

  Nossa igreja, nossa fé e nosso culto a Deus estão firmados na ressurreição de Cristo. Paulo diz: "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé" (1 Co 15:14). 

Por isso, com toda alegria, celebremos: Jesus Ressuscitou! Ele ressuscitou realmente! 

Que Deus te abençoe com um feliz período de Páscoa da ressurreição.  

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.