IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Vida Cristã
Rio, 15/12/2006
 

Vigiar é dar sentido à vida (Pr. Marcos Gomes Tôrres)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

Leia: Marcos 13. 14-23 - Paralelos: Mateus 24. 15-28; e, Lucas 21. 20-23

O capítulo 13 de Marcos faz parte do Discurso Escatológico. Segundo o Comentário de San Jerônimo, este texto bíblico busca explicar o que significa Jesus como Filho do Homem para Jerusalém, para os discípulos e discípulas cristãs, e para a humanidade. Ele adverte que todos e todas devem estar vigilantes.

Esta advertência no tempo de crise, fala especialmente aos discípulos e discípulas, que devem ficar atentos, com olhos bem abertos, com extrema atenção, primeiro para Não desanimar quando te chamam a atenção por alguma coisa. Num primeiro momento geralmente nos colocamos atentos naquilo que erramos ou quando cometemos alguma coisa. No passar do tempo, nos descuidamos novamente. Também desanimamos, quando não alcançamos de pronto alguma coisa que temos expectativa.

Segundo, para Não se deixar enganar, e para isso neste tempo é importante que estejamos com a capacidade de discernir bem aguçada, para não perder o senso ou a percepção para a realidade que está à nossa volta...

Terceiro, para Não seguir falsos projetos de salvação. Precisamos saber o que podem ser chamados de projetos falsos de salvação: 1º quando as pessoas falam que aceitar Jesus è: prosperidade, que não vamos ficar doentes, que vamos parar de sofrer, ... 2º que você não deve lutar por melhores condições de vida – ser um conformado, não envolver com política, não ser crítico, ...

Por isso que o evangelista Marcos escreve este texto para falar das preocupações que Jesus tinha com seus discípulos e discípulas. Vamos ver o que o texto nos diz.

Nos versículos 14-23, temos Marcos fazendo alusão verbal ao livro de Daniel 9. 27; 11. 31; 12. 11, no qual anunciou a destruição de Jerusalém, e, a profanação do Templo – que acontece nos anos 70 d. C.

È preciso saber discernir a relação do tempo presente com a profecia bíblica. O texto bíblico é a profecia de Deus apresentada a nós, para que saibamos discernir os tempos atuais, e assim possamos ser salvos da ira vindoura, ou seja, da volta de Jesus.

No próximo estudo, falaremos como você deve tomar providência para ficar firme na presença do Senhor Jesus: “Seja fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Leia os textos, e coloca-se firme.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.