IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Natal
Rio, 20/12/2014
 

Nossos símbolos do Natal

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

            Uma irmã solicitou-me um estudo sobre os símbolos do Natal no ponto de vista Bíblico, histórico e metodista.

A Bíblia é rica em símbolos, festas e ritos. Isto é um fato. A igreja cristã, no decorrer da história, criou diversos símbolos e datas para recordar os mistérios de Cristo: nascimento, vida, morte e ressurreição.

Hoje temos um calendário cristão com oito tempos litúrgicos. Para cada tempo existem cores e símbolos.

Os símbolos do tempo litúrgico do Natal são: árvore de natal, coroa do advento, estrela, manjedoura, guirlanda, etc.

Gostaria de demonstrar, brevemente, o significado dos símbolos natalinos. Todos os símbolos bíblicos e cristãos têm similares no paganismo, ou seja, existem símbolos parecidos no paganismo. No paganismo primitivo adoravam árvores, colocavam ramos nas portas para expulsar bruxas e invocavam o deus sol no dia 25 de dezembro, etc. Mas vamos agora observar os nossos símbolos natalinos:

25 de dezembro

A igreja cristã comemora este dia desde a liberdade religiosa dada por Constantino. Como neste dia se adorava ao deus sol, os cristãos, para destronar o paganismo, passaram a cultuar Jesus no dia 25 de dezembro, pois Jesus, este sim, é o nosso Sol da Justiça. Malaquias 4.2 diz:  Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

Árvore de Natal

Esse símbolo foi criado pelo reformador Martin Lutero. Quando voltava à sua casa, viu a lua sendo refletida nos galhos das árvores que estavam com neve. Chegou em casa, pensou no Natal e reproduziu o que viu. Martim Lutero foi o criador da árvore de Natal. A árvore de Natal é uma tradição genuinamente Evangélica.

Guirlanda

Esse lindo símbolo fala da coroa do advento inventada pelos protestantes. Nas igrejas cristãs, a coroa do advento é colocada deitada com quatro velas representando o advento e a chegada do Natal. A guirlanda é essa coroa que colocamos na porta e representa a aproximação do Natal. É um mero enfeite que fala da alegria do nascimento de Cristo que estamos aguardando.

Manjedoura ou presépio

A tradição diz que o primeiro a montar um presépio foi Francisco de Assis para reproduzir teatralmente o nascimento de Jesus. Foi um teatro em tamanho natural. Infelizmente as pessoas adoram muitos presépios, mas isto não impede que usemos teatros e símbolos de presépio para contar o nascimento de Jesus.

Bolas das árvores de Natal

Essas bolas foram o substituto encontrado para as lâmpadas de natal antigas. Representam as lâmpadas, o brilho das luzes e a alegria do Natal. Não tem nada a ver com a ideia ridícula de que as bolas representam a cabeça de crianças martirizadas divulgadas pelas seitas. 

Conclusão:

O Natal está chegando. Celebre o Natal com muita festa. Tenha um culto ao nascimento de Jesus. Cante em família. Participe dos cultos natalinos. Escute concertos de Natal. Esta não é apenas uma tradição familiar, mas é uma data litúrgica que é celebrada pelas igrejas Cristãs no mundo inteiro. Infelizmente, muitos pastores equivocados têm dado orientações estranhas e contrárias ao Natal. Respeito a posição de todo pastor, mas não abro mão de minha identidade e principalmente da minha família. Tenha um Feliz Natal. 

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.