IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 10/1/2015
 

Qual foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

Pr. Tiago Medeiros da Costa Silva


 

“Para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também caminhemos nós em novidade de vida.” -  Romanos 6:4b

Acordar. Tomar café. Ler o jornal. Se arrumar. Trabalhar. Almoçar. Estudar. Ver tv. Entrar no computador. Escovar os dentes. Dormir. Acordar. Tomar café. Ler o jornal. Se arrumar. Trabalhar. Almoçar. Estudar. Ver tv. Entrar no computador. Escovar os dentes. Dormir. Acordar. . . 

“Todo dia ela faz tudo sempre igual...”

Os dias passam depressa e a rotina nos devora. Sequestrando nossos desejos e nossas vontades, somos enterrados nos compromissos, nos trabalhos, nos velhos hábitos, na nova-velha-novela. Mal temos tempo de lidar com nossa rotina há tanto construída e pouco a pouco lapidada, quanto mais falar sobre novidade

O termo “caminhar” é comum no Novo Testamento e reflete um costume hebraico, uma rotina que na Bíblia significa quase o próprio viver; o caminhar sempre expressa o dia a dia, o andar da vida. Como caminhar em novidade de vida em uma rotina que nos sufoca? Cristo nos apresenta este desafio. A expressão “em novidade da vida” assinala a qualidade do comportamento que deve ser o nosso.

Quando nos fechamos em nossas próprias rotinas egoístas não permitimos que o Espírito Santo transformador se revele e altere o mundo ao nosso redor. É tão difícil encontrar espaços para devocionais, para o exercício do amor ao próximo, para as obras da igreja, para o culto vespertino, para as reuniões de oração e para uma busca íntima e diária com a palavra e com Deus. 

O uso, por Deus, do seu poder é sempre glorioso, e o uso dele para ressuscitar o seu Filho dentre os mortos é manifestação especialmente clara da sua glória. Isto mostra o quanto é especial para Deus optarmos por viver a novidade que o Evangelho (que significa Boas Novas) nos trás. Neste milagre sobre a morte, governa não a decomposição, mas sim a promessa da novidade. 

O “novo” no grego, que expressa essa novidade de vida, significa uma comparação com coisas que são diferentes das comuns, que são superiores às velhas. Esta vida não é propriamente nova no sentido cronológico, de sucessão, é nova no sentido metafísico, porquanto é uma inovação, produzida por um ato do próprio Deus, que suspende qualquer transgressão anterior, mercê de um novo começo. O transcendente do novo modo de vida, enquanto comparado ao antigo, está sempre presente.

Com cristo, nós agora podemos viver uma vida de novidade! Sempre está diante de nós a possibilidade de romper com nossas rotinas individualistas, e começar um novo hábito que coloque Cristo como centro. 

Qual foi a ultima vez que você fez alguma coisa pela primeira vez? Há quanto tempo você não tenta viver o novo, viva o novo de Deus.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.