IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 1/2/2015
 

A Espiritualidade Bíblica do Tempo Comum

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Tempo comum é a oportunidade que temos de conhecer a totalidade do Ministério do Senhor Jesus. Não é Comum por ser simples, mas por que não está fixado em datas específicas como Natal e Páscoa. Serão 34 semanas lendo o Evangelho do Senhor através de Marcos (Ano B). 

A cor litúrgica é o verde,que fala da manifestação do Reino de Deus. O Tempo Comum começou após a Epifania e continuará até a terça-feira de carnaval. Depois voltará somente na segunda-feira após o Pentecostes e terminará na véspera do próximo Advento. 

Toda a espiritualidade do Tempo Comum é voltada para o estabelecimento do Reino de Deus e sua dimensão missionária e escatológica. 

O Reino de Deus apresentado no Tempo Comum não tem aparência exterior. Não é um programa humano ou político. Quando Jesus foi  interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, Ele respondeu: “O reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lucas 17:20).

Da mesma forma o Reino de Deus não é uma ideologia ou um discurso pronunciado por religiosos e profetas. Paulo dizia: “O reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder” (1 Coríntios 4:20).

No Tempo Comum lemos os atos do Senhor Jesus, suas parábolas e suas curas sempre sendo desafiados pelos valores do Reino. Nossa pregação é o reino que se manifesta em graça sobre as pessoas. Lucas 9.2 diz que Jesus enviou seus discípulos “a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos”. 

Iremos aprender o que é o reino de Deus que está presente e ao mesmo tempo irá se manifestar concretamente no futuro. Na Teologia este paradoxo é chamado de o “Já - Ainda Não”. 

Nas parábolas o Senhor Jesus irá perguntar: “A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? (Lucas 13:18). A Pedagogia do Senhor será o esforço para esclarecer as singularidades do reino de Deus que se opõe ao valores religiosos e tradicionais dos homens. Esta será a grande oposição: homens tradicionais, religio-sos, mas fechados para o novo de Deus em Cristo Jesus. 

Este novo está aberto a todos. Não é mais restrito a alguns eleitos pela religião. Jesus diz que virão vidas “do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus (Lucas 13:29).

O Senhor estabeleceu o princípio do seu Reino de amor, justiça e fraternidade. É neste caminho do reino que somos transformados. Cantaremos um dia: “para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra” (Apocalipse 5:10).  Buscar o reino de Deus é sinal de providência e graça. “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Lucas 12:31).

Os Judeus esperavam a manifestação do Reino de Deus, quando o poder político opressor seria abatido e Deus reinaria com justiça. No Cântico de Maria (Magnificat) vemos este sonho. Esta esperança escatológica permanece, mas encontramos Jesus sinalizando o Reino salvando, curando e libertando. Ele disse: “se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus” (Mateus 12:28). 

A Mensagem do Tempo Comum é clara: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Marcos 1:15).

Viveremos a Espiritualidade desse tempo litúrgico saboreando o Evangelho e se deixando transformar pela ação do Espírito Santo. Nesta graça evangelizaremos e faremos novos discípulos e discípulas para que o Reino de Deus possa crescer nos corações. 

Em um mundo onde existem tantos reinos das trevas, podemos afirmar como Paulo que “o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). Por isso, a Igreja é desafiada a pregar o Evangelho e dizer: “É chegado a vós o reino de Deus” (Lucas 10:9).

O Tempo Comum é o tempo de fazer novos discípulos e discípulas para o Senhor Jesus.  

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.