Primeira Viagem Missionária ao Paraguai
Relatório da Equipe de Trabalho com Crianças
Componentes: Rogeria de Souza Valente, Luciana dos Santos França da Costa, Leila de A. Ferro Marron, a missionária Claudete Costa da Cruz, Tamara Rubia Lino de Lima e o Pr Delson Goulart Lessa.
Tradutores: Diego Absalon Torres Nava e David Torres Nava.
Período: 22 a 28 de janeiro de 2006.
Desenvolvimento das atividades
Domingo (22/janeiro)
Manhã: Fomos à igreja de Vila Sulma (Lambaré). Conhecemos a Escola e participamos do culto, cantando (a equipe) e com a pregação feita pelo Pr. Delson.
Tarde: Livre para descanso
Noite: Fomos à igreja Puertas Abiertas (Lambaré). Participamos, entoando um cântico em espanhol e outro em português (equipe), Rogeria contou uma história e a missionária Claudete pregou.
Segunda (23/janeiro)
Manhã: A Equipe se dedicou ao preparo do material para o curso
Tarde: Primeira aula do curso para Pessoas que Trabalham com Crianças na Igreja Metodista Central de Nazaré. 52 pessoas presentes. Conteúdo: 1) Devocional: Jesus é o nosso modelo (40min); 2) Dinâmica de apresentação: O barbante falante (30 min); 3) Oficina Teórica: “Quem é o aluno?” (15 min); 4) Teste individual “Conheça a si mesmo” (20 min); 5) Oficina Teórica: “Preparo do professor” (1h 10min); 6) Oficina prática: Técnica de desenho (40 min); 7) Atividade para desenvolver com as crianças (20 min); 8) Despedida (5 min).
Noite: Participação no culto ao ar livre, feito no pátio do Seminário em Nemby. Calculamos a presença de 150 crianças e uns 80 adultos. Dirigimos uma dinâmica de sensibilização, confissão e perdão; a pregação foi feita através da história do Filho Pródigo, narrada por Rogeria que, com vestes de tempos bíblicos, se apresentou como uma personagem da história; foram entoadas músicas com as crianças – cânticos que foram traduzidos para o espanhol. Ao final, crianças e adultos foram à frente dedicar suas vidas a Deus. Quatro adultos confessaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.
Terça (24/janeiro)
Manhã: A Equipe se dedicou ao preparo do material para o curso
Tarde: Segunda aula do curso para Pessoas que Trabalham com Crianças na Igreja Metodista Central de Nazaré. 56 pessoas presentes. Conteúdo: 1) Devocional: Unidade do corpo (40min); 2) Dinâmica de relacionamento: Bolinhas na testa (15 min); 3) Oficina Teórica: “Criatividade no trabalho com crianças” (1h); 4) Oficina Vivencial: “Jogos bíblicos” (1h); 5) Oficina Prática: “Fantoches de caixinhas e rolinhos” (1h) ; 6) Despedida (5 min).
Noite: Participação na reunião de oração da Igreja Metodista Central de Nazaré. A equipe entoou dois cânticos (um em espanhol e outro em Português) e o Pr. Delson pregou.
Quarta (25/janeiro)
Manhã: A Equipe se dedicou ao preparo do material para o curso
Tarde: Terceira aula do curso para Pessoas que Trabalham com Crianças na Igreja Metodista Central de Nazaré. 54 pessoas presentes. Conteúdo: 1) Devocional: Capacitação do Espírito Santo de Deus (40 min); 2) Oficina Teórica: “Como o aluno aprende?” (15 min); 3) Dinâmica de valorização: Eu te passo a bola (20 min); 4) Oficina Teórica: “A arte de contar histórias” (1h); 5) Oficina Prática: “Técnica de letras para cartazes” (1h 10min); 6) Oficina de dobraduras (30 min); 8) Despedida (5 min).
Noite: Como não havia programação na igreja onde passamos o dia, o Pr. César levou a equipe para um rápido turismo cultural pela cidade de Nazaré e seu shopping. A chegada ao alojamento foi mais cedo que nas demais noites, e a equipe aproveitou para preparar material para o dia seguinte.
Quinta (26/janeiro)
Manhã: Equipe se dedicou ao preparo do material para a Escola Bíblica de Férias
Tarde: Primeiro dia da EBF sob o tema: “La paz está em nuestras manos”, na Igreja Metodista de Puente Remanso. 88 crianças presentes e 16 pessoas da igreja local, entre professores que haviam feito o curso na Igreja Central de Nazaré conosco, e outros voluntários, ajudando a equipe, além do pastor local e sua esposa, Roberto Varga e Joy Varga. Conteúdo: Tema do dia: Aprendendo a ser solidário; Versículo para decorar: Mateus 25.40 “Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”; Dinâmica: Os bolinhos da paz; História Bíblica: Marcos 2. 1-12 “Os quatro amigos”; História moral: Os dois irmãos (lenda judaica); Músicas: É bom ter amigos (Viva o Verde), Visitante, Samba do aprendiz (Por um mundo melhor)
Noite: Participação na reunião do grupo de mulheres na Igreja Metodista de Puente Remanso. A equipe entoou um cântico em espanhol e o Pr. Delson pregou. Oramos por Olga que estava grávida e ganharia seu bebê na semana seguinte. Foi um momento marcante, quando a mãe, após a oração, disse de forma cheia de emoção que a criança se mexeu todo o tempo em que orávamos, enquanto lhe tocávamos levemente a barriga.
Sexta (27/janeiro)
Manhã: A Equipe se dedicou ao preparo do material para a Escola Bíblica de Férias
Tarde: Segundo dia da EBF, sob o tema: “La paz está em nuestras manos”, na Igreja Metodista de Puente Remanso. 79 crianças presentes e 16 pessoas da igreja local, entre professores que haviam feito o curso na Igreja Central de Nazaré conosco e outros voluntários, ajudando a equipe, além do pastor local e sua esposa: Roberto Varga e Joy Varga. Conteúdo: Tema do dia: Aprendendo a praticar o bem e não praticar o mal; Versículo para decorar: Romanos 12.18 “Se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens.”; Dinâmica: As Regras Gerais; História Bíblica: Lucas 10. 25-37 “O bom Samaritano”; História moral: Wesley e o assaltante; Músicas: Eu sou uma ovelhinha de Jesus (Viva o Verde), A paz (Por um mundo melhor), Amor (Por um mundo melhor).
Noite: Livre (pretendíamos dedicar esse tempo ao preparo de material, mas chegamos ao alojamento mais cedo do que os demais grupos, e a sala destinada ao nosso material estava trancada; não conseguimos localizar a chave).
Sábado (28/janeiro)
Manhã: A Equipe se dedicou ao preparo do material para a Escola Bíblica de Férias
Tarde: Terceiro dia da EBF sob o tema: “La paz está em nuestras manos”, na Igreja Metodista de Puente Remanso. 82 crianças presentes nesse último dia (contamos 105 crianças que passaram por nós ao longo desses três dias de trabalho) e 16 pessoas da igreja local, entre professores que haviam feito o curso na Igreja Central de Nazaré conosco, e outros voluntários, ajudando a equipe, além do pastor local e sua esposa: Roberto Varga e Joy Varga. Conteúdo: Tema do dia: Sendo um pacificador; versículo para decorar: Mateus 5.9 “Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”; Dinâmica: A caixa de presentes; História Bíblica: Mateus 13.1-23 “O semeador”; História moral: A semente da paz (Gandhi); Músicas: Shalom (Por um mundo melhor), A paz do Senhor (Por um mundo melhor), Vamos amar uns aos outros.
Noite: Participação na reunião do grupo de jovens da Igreja Metodista de Puente Remanso. Participamos das dinâmicas e como personagens nas dramatizações.
Comentários Gerais
O conteúdo do curso e da EBF foi programado antes da viagem ao Paraguai em contatos via internet de Rogeria de Souza Valente com o Pr. Presidente Pablo Mora e sua esposa, Claudete, que nos forneceram todas as informações solicitadas, aprovaram o conteúdo do curso apresentado, fizeram os contatos prévios com a comunidade paraguaia, divulgando o curso e definiram os locais onde ministraríamos o curso e a EBF. Foi essencial esse contato e o apoio desse casal para o desenvolvimento e êxito de nosso trabalho. No Paraguai. Eles garantiram o atendimento a todas as nossas necessidades e fornecimento de material que foi solicitado por nós para o curso e EBF, além de assessoria na informática que nos foi prestada por seu filho Tiago.
É necessário ressaltar a harmonia no relacionamento de nossa equipe da qual participaram também os dois tradutores. Havia sintonia de sentimento e responsabilidade, amabilidade no tratamento e amor visível entre todos os componentes. O tratamento mútuo era de cuidado, respeito e consideração. Trabalhamos como um corpo em que cada um completou o outro com seu dom específico em respeito e consideração mútua. Foi uma convivência fraterna - expressão da presença de Deus nas vidas de cada um dos componentes de nossa equipe.
Na Igreja Central de Nazaré fomos recebidos pelo casal de missionários brasileiros que atuou na Igreja Paraguaia durante 8 anos, o Pr. César Santos Silva e Luzia Assis Silva. Eles nos conduziram do alojamento ao local do curso e nos acompanharam, providenciando todo o material necessário para o desenvolvimento do curso, da EBF e também os lanches servidos nos intervalos do curso. Sem o apoio desse casal não chegaríamos ao resultado pelo qual louvamos a Deus, além de terem promovido momentos de diversão durante o transporte da equipe, devido à alegria e carinho que a nós dedicaram. Certamente, as brincadeiras do Pr. César estarão em nossa memória associadas aos melhores momentos no Paraguai.
Na Igreja Metodista de Puente Remanso, fomos recebidos pelo casal Pr. Roberto Varga e Joy Varga (missionária), que cuidaram de nossa locomoção do alojamento ao local do evento, de nos alimentar nos intervalos das programações, de providenciar materiais necessários, espaços adequados ao desenvolvimento da EBF, o lanche para as crianças na EBF; nos acompanharam em toda a programação e designaram casas para nos receberem para o banho da tarde. Nos intervalos da programação, éramos acompanhados por jovens da igreja local, que nos levavam a passeios pela cidade. Criou-se um relacionamento muito caloroso entre a equipe e a comunidade local. No último dia, tiramos fotos juntos, trocamos endereços e demoramos mais que nos demais dias para a despedida. Voltamos para o alojamento com os corações saudosos, certos de amarmos as pessoas daquela comunidade, e estamos certos de termos provocado emoções de semelhante grandeza. O jeito carinhoso da missionária Joy e a atenção com que nos atendeu em todos os momentos e o trabalho da equipe local que preparou todo o ambiente da igreja e ornamentou nos surpreendendo positivamente, desde o primeiro dia de trabalho; isso é algo a ser destacado.
Nossos tradutores, podemos chamar de “anjos” que Deus providenciou e colocou em nosso caminho nos dias de missão no Paraguai. Reconhecemos neles a presença de Deus e o fruto do Espírito Santo de Deus. Diego, de 17 anos, e David, de 18 anos. Dois irmãos, filhos do Pr. Alberto. Envolveram-se no compromisso de nossa equipe como causa pessoal e são co-responsáveis pelo êxito de nosso empreendimento. Louvamos da Deus pelas vidas desses dois servos genuínos de nosso Deus.
As avaliações preenchidas por alguns dos professores que participaram do curso são em totalidade de considerações positivas e elogiosas e muitas sugerem o nosso retorno. Esse resultado nos alegra o coração. Entretanto fizemos nossa própria avaliação quanto ao êxito da proposta que fizemos com nossas atividades.
Pretendíamos fornecer um curso que levasse o professor que trabalha com crianças a refletir sobre sua prática pedagógica. Não tínhamos a pretensão de apresentar novidades, mas de enriquecer a caminhada daqueles professores e professoras com momentos de avaliação. Nesse sentido, entendemos que alcançamos nosso objetivo. Podemos afirmar isso pelas avaliações escritas, pelo envolvimento dos professores durante o curso nas propostas e dinâmicas, pela atuação daqueles que estiveram conosco na Escola Bíblica de Férias logo após a conclusão do curso, e, também, pelos relatos das demais equipes sobre depoimentos elogiosos feitos pelos professores das comunidades, onde estavam trabalhando a respeito do curso por nós ministrado.
Outra expectativa nossa foi de que as sugestões de material didático que estaríamos confeccionando com os professores durante o curso fossem desenvolvidas com material de baixo custo e fácil aquisição. Fomos surpreendidos, quando percebemos que um dos materiais que é muito comum em nosso país, o saquinho de pipoca, lá é bastante raro; o alpiste para pássaros que aqui é tão comum, lá foi difícil explicar o que queríamos e encontrar para comprar. Avaliamos como necessário um conhecimento prévio da comunidade e que poderíamos ter perguntado mais coisas sobre o que estávamos planejando, pois tínhamos o contato com a Claudete, que possibilitava esse nível de esclarecimento, e não nos pareceu necessário naquele momento, dada a nossa ingenuidade quanto a grau de desconhecimento do contexto cultural paraguaio. Mas, pela graça de Deus, esse não foi um fato grave, pois foi possível contornar e fazer outras atividades no lugar daquelas, pois tivemos antecedência suficiente. Consideramos como um fato relevante que poderá nos orientar para futuros projetos desse tipo no qual estivermos envolvidos.
De uma forma geral, voltamos satisfeitos com o resultado final, tanto do curso quanto da Escola Bíblica de Férias. Trabalhamos com 56 professores durante aqueles dias de curso, e 105 crianças, durante a EBF. Desenvolvemos um ambiente alegre e de satisfação entre os participantes dos dois eventos.
No último dia da Escola Bíblica de Férias, nossa equipe foi presenteada pela comunidade de Puente Remanso com exemplares de Novos Testamentos em língua espanhola, acompanhados de um cartão artesanal confeccionados para cada um de nós, além de outros presentes dados de forma individualizada a vários dos componentes da equipe pelos jovens que conosco conviveram. Também foi marcante as muitas crianças que vieram nos abraçar e falar palavras carinhosas ao final das atividades no último dia da EBF. Durante a EBF, pudemos observar que as crianças estavam envolvidas nas atividades e interessadas em todas as propostas. Essa receptividade por parte das crianças e carinho demonstrados aos componentes de nossa equipe foram fatos que nos serviram de indicadores para a avaliação de nosso desempenho.
No Seminário em Nemby, durante algumas manhãs, tivemos oportunidade de orar, contar histórias bíblicas e presentear com bolas de borracha as crianças que lá vinham em companhia de adultos para atendimento odontológico. Essa ação não estava planejada, e a decisão por ela foi tomada em função da oportunidade que se apresentou.
O que nos resta relatar é que nos consideramos honrados e privilegiados por Deus, por Ele ter nos convidado e nos possibilitado desenvolver esse trabalho missionário junto à Igreja Metodista do Paraguai. E reconhecemos que somente pela amorosa ação de Deus em nossas vidas é que se tornou possível desenvolvermos e concluirmos todo o projeto elaborado.
Três Rios, 9 de fevereiro de 2006.
Rogeria de Souza Valente
Coordenadora do Dep. Reg. de Trab. com Crianças – Igreja Metodista do Brasil – 1ª Região Eclesiástica
Coordenadora da Equipe de Trabalho com Crianças do Projeto Missionário Rompendo as Fronteiras
À Prª Selma Antunes da Costa (Coordenadora do Ministério Voluntários em Missão)
C. C. Bispo Paulo Lockmann (Bispo da 1ª Região Eclesiástica)
Dr. Wilson Bonfim (Coordenador Regional de Expansão Missionária)
Rosete de Andrade (Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças – Brasil)
Pr. Pablo Mora (Pr. Presidente da Igreja Metodista do Paraguai)
Pr. Benjamim Reyes (Coordenador Latino-Americano de Missões)
Cada componente da Equipe de Trabalho com Crianças que participou desse projeto
Pr César Santos Silva e Luzia Assis Silva
Pr Roberto Varga e Joy Varga
Voltar