IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 17/7/2015
 

Os metodistas e as disciplinas espirituais

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

Certa vez li que disciplina é qualquer atividade que posso desenvolver por esforço direto, capaz de me ajudar a fazer o que não consigo por esforço direto.

Disciplina para a vida espiritual é qualquer atividade que me ajude alcançar poder para viver a minha vida do jeito que Jesus viveu a Dele, amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

Segundo John Orteberg, escritor norte-americano, “As disciplinas são valiosas pelo simples motivo de nos permitirem fazer o que não conseguimos só com a força de vontade”.

João Wesley, leitor de livros sobre Espiritualidade e Disciplinas Espirituais, exigia de seus discípulos uma vida de práticas das “Disciplinas Espirituais”.  Ele chamava estas práticas de Meio de Graça.

Em seu livro "Minutos de várias conversações" ele diz: 

“Os meios de graça são instituídos ou ditados pela prudência.

Os instituídos são:

a) Oração particular, em família e em público, consistindo de deprecação, intercessão e ações de graça. 

O Sr. pratica cada uma dessas? Ora o Sr. particularmente de manhã e à noite? Se o Sr. pode, à tarde? Antes e depois da pregação? Separa Sr. diariamente, onde quer que seja, tempo para isso? Confessa isso em toda parte? Pergunta o Sr. em toda parte: "Faz o Sr. oração em família?" Pratica o Sr. o recolhimento às 17 horas?

Pesquisa das Escrituras:

a) Pela leitura: constantemente - uma parte de cada dia; regularmente - toda a Bíblia seguida; cuidadosamente - com as Notas; seriamente - com oração antes e depois; frutiferamente – praticando imediatamente o que aprendeu.

b) Pela meditação em horas determinadas e seguindo regras.

c) Pelo ouvir todas as manhãs, cuidadosamente com oração, antes e depois, e pondo-a em prática imediatamente. Tem o Sr. Um Novo Testamento sempre em seu poder?

A ceia do Senhor. 

Usa o Sr. deste meio em todas as oportunidades? Com oração solene antes dela? Com sincera e deliberada devoção?

O jejum

Como jejua o Sr. todas as sextas-feiras?

Conversação cristã. 

Está o Sr. convencido da importância e da dificuldade em manter-se uma conversação reta? É ela sempre atraente? Temperada com sal? É conduzida de modo a ajudar aos que ouvem? Não fala o Sr. às vezes demasiadamente? Não é uma hora comumente suficiente? Não seria bom ter sempre um fim determinado em vista e orar antes e depois da conversa?

Os da prudência

Estes meios podem ser usados por nós, pelos cristãos comuns, como metodistas, como pregadores ou como assistentes.

1) Como cristãos comuns. Que regras particulares tem o Sr. para crescer na graça? Que arte tem para uma vida santa?

2) Como metodista. Frequenta o Sr. sempre a sua classe (célula) ou o seu grupo?

3) Como pregadores. Visita o Sr. a todas as congregações? Aos líderes e aos grupos, se existem?

4) Como assistentes. Tem o Sr. considerado claramente a sua missão? Tem o Sr. a consciência tranquila de ter executado todas as partes dessa missão?

Esses meios podem ser usados sem que produzam frutos, mas há alguns que não podem, especialmente a vigilância, a renúncia a nós mesmos, o tomarmos a nossa cruz e o exercício da comunhão com Deus”.

Vemos que cada metodista tinha que praticar as Disciplinas Espirituais. Uma vida sem Disciplina na Oração e Leitura Bíblica é, no entendimento de Wesley, uma vida infrutífera. A Fé que não é praticada diariamente é uma fé inútil.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.