IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 1/8/2015
 

Os Círculos da Providência Divina segundo Wesley

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

João Wesley cita um estudo de um “escritor piedoso” sobre a existência de três círculos concêntricos da providência divina. 

Wesley diz que “o circulo exterior inclui todos os filhos dos homens: pagãos, maometanos, judeus e cristãos. Ele faz com que o sol se levante sobre todos. Dá-lhes a chuva e as estações frutíferas. Derrama sobre eles mil benefícios e enche o seu coração de alimento e de alegria”.

Deus abençoa a todos os homens e mulheres na face da terra. Neste primeiro círculo todos são abençoados por Deus igualmente, sejam santos ou ímpios. 

 No segundo circulo, “Ele coloca toda a sua Igreja Cristã visível, todos os que têm o nome de Cristo. Ele tem cuidado especial para com o bem-estar destes”. 

Deus cuida das igrejas locais para que elas cumpram sua missão. Não importa a denominação cristã, ela é cercada pela providência de Deus para que possa ser testemunha no mundo e cada cristão é mantido pela Sua Santa Providência. .  

Wesley diz que no “terceiro circulo, o mais interno, inclui somente a Igreja invisível de Cristo, todos os verdadeiros cristãos dispersos pelos quatro cantos da terra, todos os que adoram a Deus em espírito e em verdade, seja qual for a sua denominação. Ele os guarda como a menina dos seus olhos; cobre-os com a sombra das suas asas. E é particularmente a estes que nosso Senhor diz: "Mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados".

A intimidade de Deus é para os que o temem (Salmo 25.14). Não basta pertencer à igreja visível do Senhor, ter o nome no rol de membro ou estar associado a determinada tradição cristã. Deus tem sua igreja invisível, que é composta dos homens e mulheres que vivem as disciplinas cristãs e praticam sua vontade.

Este último círculo é mais profundo. Fala da intimidade com Deus. Nosso esforço deve ser em manter nossa vida no caminho da justiça, da paz e da fraternidade. Precisamos andar na vontade de Deus em amor. Além do compromisso denominacional, precisamos ter nosso compromisso firmado com o Senhor. Somente em Deus teremos paz e cumpriremos sua vontade.

Diante de tantos movimentos eclesiásticos e tantos modismos eu pergunto a mim mesmo: Onde está a igreja de Cristo? E eu mesmo repondo: Ela é invisível e visível. Está presente nas vidas daqueles que aceitam Jesus como Senhor e Salvador e vivem a radicalidade do Evangelho no seu cotidiano. Um cotidiano sacramental é vivenciado pelas pessoas que aprenderam a celebrar a vida de Deus nas coisas mais simples e corriqueiras da existência. 

Bibliografia: Wesley, John. Sermões: "Culto divino". Coletânea de Teologia de João Wesley. Organizadores: Butner e Chiles. Rio de Janeiro: Bennett. 1995. 

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.