Poucas Igrejas seguem a pedagogia do Calendário Cristão e do Lecionário Comum.
Quando seguem o Calendário Cristão ignoram o Lecionário que fornecem os textos próprios para as celebrações.
Alguns pensam que esta pratica pertence a Igreja Católica, contudo, todas as igrejas históricas seguem algum Lecionário.
No Brasil são poucas igrejas que acompanham o Lecionário, mas esta prática é muito comum nas igrejas metodistas, presbiterianas, luteranas, anglicana e algumas batistas dos Estados Unidos e Europa.
Na antiguidade os judeus faziam leituras de seus textos sagrados sem uma ordem estabelecida. Por exemplo, textos da era cristã descrevem Jesus fazendo uma leitura "aleatória" de Isaías 61:1-2, em Lucas 4:16-21.
Somente a partir da Era Medieval se estabeleceu uma sequência padronizada das leituras a serem feitas nas sinagogas. Então, a tradição era ler primeiramente a Parashat haShavua (um trecho da Torá), seguida pelo Haftorá (uma seleção retirada do Neviim).
Os cristãos primitivos adotaram o costume judaico de fazerem leituras de trechos do Antigo Testamento no Shabat, mas logo adicionaram partes dos escritos dos apóstolos e evangelistas.
Durante os séculos, foram criados vários Lecionários, tanto cristãos como judeus. Normalmente, um Lecionário usa as passagens das escrituras em um padrão lógico, e incluem também as seleções que foram escolhidas pela comunidade religiosa por sua adequação para ocasiões específicas.
O Calendário Cristão tem 34 semanas que são chamadas de Semanas Comuns. Nestas semanas contamos as histórias de Jesus e aprendemos com os seus ensinamentos. No Ano Cristão (que tem início no domingo do Advento) celebramos o nascimento, vida, morte e ressurreição do Senhor. Celebramos também a vinda do Espírito Santo. No final do Ano Cristão, quando chegamos ao último domingo, o 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos Jesus Cristo: O Rei do Universo. O fim da história não é o sofrimento, a tristeza ou a morte, e sim, Jesus Reinando Eternamente.
Nos anos 60 do século XX um grupo de mais de 600 biblistas católicos e protestantes, construíram o Lecionário Comum que é utilizado pelas Igrejas Cristãs até os nossos dias.
Na Igreja Metodista de Vila Isabel utilizamos o Lecionário Comum para escrever a capa do Boletim, os Roteiros das Células e algumas vezes pregamos aos domingos pela manhã.
Sem o Lecionário o Calendário Cristão fica sem conteúdo bíblico; passa a ser festa sem bases, referências. Um adereço sem explicação.