IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 9/4/2016
 

Testemunhas do Bom Pastor

Pr. Edson Cortasio Sardinha


 

No dia 16 de julho de 2012 visitei, com minha família, uma humilde igreja em Jericó chamada Igreja do Bom Pastor. É uma igreja cristã latina (católica) cuidada pelos Francisca-nos. Ao lado direito tem uma escola (Terra Santa School) que atende aos Palestinos de Jericó, a maioria mulçumana. Ali também tem o Convento Bom Pastor, onde moram os poucos frades.

Situada nas proximidades do rio Jordão, Jericó é uma cidade antiquíssima, na qual estão achados muito antigos, como aqueles de um vilarejo que data de 8000 anos antes de Cristo, enquanto a margem ocidental do rio Jordão é lugar de peregrinação para os cristãos que re-cordam o batismo de Jesus por João Batista. 

A liturgia da igreja é em Árabe. No altar tem três vitrais com as passagens vividas por Jesus em Jericó e um simples quadro com Jesus, o Bom Pastor. Ele está segurando uma ovelha em seu braço esquerdo, enquanto com a mão direita segura um cajado. As Estações da Via Sacra são talhadas em madeira pelos artesões locais. 

Em Jericó há igrejas anglicana, luterana, latina e ortodoxa (cerca de 250 fiéis são católicos e uns 200 ortodoxos e protestantes. A grande maioria é muçulmana, uns 25 mil). 

As igrejas têm desejado ser testemunha do Bom Pastor em território palestino. Como isto é possível?

Em João 10: 1-18 Jesus se apresenta como o Bom Pastor. Ele diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.”

Deus necessita de testemunhas que doem suas vidas ao próximo.

Jesus não é o mercenário. Ele diz que o mercenário que não é pastor, a quem não per-tencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.

Deus necessita de testemunhas que se importem com o próximo, principalmente em situações de conflitos e miséria.

Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. Co-nheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.”

Deus necessita de testemunhas que te-nham a graça de apresentar Jesus como o Bom Pastor. Que tenham experimentado a graça salvadora a ponto de testemunhar desta graça em todos os lugares: em Jericó, Vila Isabel, Rio de janeiro e no mundo.

John W. Robbins certa vez escreveu: "Você está disposto a fazer pela verdade o que muitos fazem pela mentira?" "Os homens que mais fizeram na terra, foram os que mais pensaram no céu."

Seja uma testemunha fiel do Bom Pastor. Deus te abençoe!

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.