IGREJA METODISTA EM VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902

Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Vida Cristã
Rio, 12/3/2007
 

A Paz do Senhor (Djanira Saraiva Correa, a Jane)

ZZ Outros Colaboradores ZZ


 

A paz do Senhor

Djanira S. Corrêa

Paz: Tranqüilidade pública, concórdia, sossego, cessação de hostilidade, descanso. Ausência de guerra e de conflitos.

Paz em hebraico é SHALON e significa muito mais do que ausência de guerra e de conflito significa: harmonia, plenitude, estabilidade, bem estar completo, sem nada faltar (material, física e espiritualmente).

Quando Deus criou o mundo, Ele criou um mundo de paz em perfeita harmonia e integridade (retidão e inocência), mas a desobediência de Adão e Eva introduziu o pecado no mundo e a harmonia original do universo (paz e amizade entre as pessoas) foi interrompida. Quando eles pecaram se sentiram culpados, e se esconderam de Deus. A íntima comunhão com Deus havia se quebrado, perderam a comunhão e também a paz com Deus. Interrompeu-se a harmonia entre Deus, Adão e Eva. Adão culpa a Eva do pecado que haviam cometido e assim começou o conflito social que agora é parte integrante das difíceis relações humanas, que vão desde as discussões e violência no lar, até os conflitos e guerras internacionais. Desde então o homem procurou, em vão, por seus esforços reconquistar a paz. Mas a paz só vem como Dom de Deus.

Deus planejou a restauração do Shalon, a reconquista da paz, por causa do seu imensurável amor pela humanidade. A Esperança Messiânica fala sobre a vinda do Príncipe da Paz. (Is. 9: 6-7)

O Novo Testamento aponta o cumprimento da Esperança messiânica. Em Jesus Cristo, o Messias, a paz chegou. “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem” (Lc. 2-14). Mediante sua morte e ressurreição Jesus desarmou os principados e potestades hostis e assim possibilitou a Paz (Col. 1:13-20). Por isso quando se crê em Jesus Cristo se é justificado mediante a fé e se tem paz com Deus. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo...”(Rm. 5:1). Então segue-se a paz interna que não se deixa abalar pelas contendas existentes no mundo: é a Paz de Deus que excede todo o entendimento. (Fp. 4: 5-7).

Jesus veio para romper todas as barreiras de conflito que ocupam parte da vida a fim de fazer a paz. A paz entre os homens faz parte do propósito pelo qual cristo morreu (Ef. 2:12-17).

Jesus, ao enviar setenta dos seus discípulos na missão de o precederem nas cidades onde Ele estava para ir, instruiu-os dizendo: “Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!” (Lc.10: 5) Jesus antes de ir à cruz deu aos seus discípulos a Sua Paz, como herança perpétua. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou...” (Jo. 14: 27). Após sua ressurreição Jesus, ao se apresentar aos seus discípulos, saudou-os dizendo: “Paz seja convosco!” (Jo. 20:19 e 26).

Mas o homem também deve ser ativo promovendo a paz, não meramente com a eliminação de discórdias, mas com harmonia e o verdadeiro funcionamento do Corpo de Cristo (Rm. 14: 19, 15:1 e 2). Não podemos forçar as pessoas a viverem em paz conosco, mas podemos nos esforçar para convivermos em paz com elas. Deus nos ordena a termos paz com todos. “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens...” (Rm. 12:18).

Ter a paz de Cristo é estar sereno e firme, não importando se alguém tenta nos aborrecer ou magoar, não ficar zangado à toda hora, não se ressentir pelas coisas que as pessoas falam ou fazem, não se ofender com facilidade e não ficar sempre tentando provar que está certo. Quando se tem a paz de Cristo é possível enfrentar os ataques das pessoas, sem atacá-las. Essa é a Paz do Fruto do Espírito (Gl. 5:22).

Esta é a Paz que eu desejo para vocês amados irmãos, leitores do Jornal da Vila, agora e sempre.

PAZ SEJA CONVOSCO!!!

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.