Bom domingo com Jesus. O Evangelho de hoje o Senhor Jesus fala da destruição do Templo em Jerusalém (5-6). Seus discípulos perguntam: "Mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir?" (7).
Em sua resposta o Senhor inicia o sermão sobre os acontecimentos que ocorrerão antes do seu retorno para buscar a Igreja. Estes acontecimentos irão sinalizar o início do fim.
No ano 70 d.C. o Templo foi destruído pelo General Tito e houve um grande sofrimento para o povo judeu.
A palavra da profecia teve seu cumprimento parcial no ano 70 d.C, contudo ela aponta para momentos muito difíceis em que a igreja terá que passar em toda a sua história e principalmente no fim dos tempos.
A primeira característica dos tempos do fim será o surgimento de falsos profetas. (8). Eles virão em nome de Cristo (como se fossem o próprio Cristo) e dirão: "Sou eu! Chegou a hora!"
Nem todos que veem em nome de Cristo são de fato de Cristo. Devemos ter cuidado com os milagres e com as emoções despertadas pelos falsos profetas (Mt 7.22-23).
Nosso critério de avaliação é a Palavra de Deus. Jesus deixa claro: "Não os sigais".
A segunda característica é a guerra. Na história do mundo, as guerras são frequentes. Mas Jesus adverte para o fato de que as guerras e revoluções irão aumentar. O discípulo recebe uma ordem do Senhor: (9) "não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo". O Senhor profetiza guerras entre todas as nações do mundo (10).
Os vandalismos nas escolas, as guerras urbanas do tráfico, a corrupção na política e nos poderes constituídos são sinais claros de ausência de Deus. No mundo todas estas situações irão aumentar até que chegue ao fim com a intervenção divina na volta de Jesus para buscar a Igreja (Mc 13.7).
Até este momento precisamos ser semeadores da justiça e da paz, levando vidas a Cristo. Só Jesus Cristo pode transformar o ser humano.
A terceira característica é a natureza fora do controle: (11) "haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu". A natureza dará sinais de descontrole e prejudicará a vida do ser humano na terra.
O pecado do ser humano se faz sentir sobre a natureza. Não apenas o pecado contra o meio ambiente, mas o pecado do afastamento de Deus (Is 24.5). Maldita é a terra por sua causa, disse Deus a Adão (Gn 3.17). Nosso pecado contra Deus contaminou o mundo e amaldiçoou a terra (Rm 8.22).
A quarta característica é a perseguição religiosa. Por causa do nome de Jesus os cristãos serão perseguidos pelos governos, religiões e autoridades (12). Mas isso tudo tem um propósito: (13) "isto vos acontecerá para que deis testemunho".
A perseguição não visa nosso sofrimento e destruição (Rm 8.35). Visa tão somente o nosso testemunho do amor de Deus (II Tm 4.2). Por isso precisamos aproveitar todos os momentos difíceis para testemunhar da Graça do Senhor.
Os falsos profetas, as guerras, os terremotos e epidemias, as perseguições sempre existiram e sempre nos preparam para o fim. Haverá um aumento desproporcional em tudo isso no "início das dores".
Com isso os discípulos têm a oportunidade de avançar em seu testemunho (14-15). O Espírito Santo nos dará palavras para testemunharmos do amor de Deus.
A perseguição aos servos de Deus é inevitável. Acontecerá até mesmo dentro da família (16). Serão odiados pelo nome de Jesus (17). Mas em tudo são abençoados, protegidos e amparados pelo Senhor (18).
É justamente na perseverança que os discípulos e discípulas ganharão suas almas (19). Nossa missão é perseverar na doutrina e no amor ao Senhor e ao próximo.
Oração (Livro de Oração Comum)
Pai celestial, concede, ó Senhor, que não andemos ansiosos quanto às coisas terrenas, que são passageiras, mas que amemos as celestiais que permanecem para sempre. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Voltar