Evangelho de Domingo – Ano A – Período Litúrgico: 4º Domingo Comum
Mateus 5.1-12
O Evangelho de hoje volta a nos ensinar sobre o Sermão do Monte e as Bem-aventuranças. Iremos ler este Sermão do Senhor a partir da Perseguição que vem sobre os/as discípulos/as.
Neste texto Deus nos revela como deve ser nossa atitude diante das perseguições e quais são as recompensas daqueles/as que sofrem por colocar Jesus em primeiro lugar.
I. A perseguição
O discípulo e a discípula de Cristo são chamados para serem perseguidos.
Nosso projeto não é igual ao projeto do mundo. Divergimos dos valores da sociedade e nos limitamos a viver a Vontade de Deus. Isso gera perseguição.
Estas perseguições podem ser dentro da escola, da família, do trabalho e até mesmo dentro da igreja. Verdadeiros/as discípulos/as sempre serão perseguidos/as.
As Bem-aventuranças foram escritas num contexto de perseguição. Jesus sabia que os discípulos iriam pagar com a própria vida. Seguir Jesus significa chorar e ter fome e sede de justiça.
Muitos cristãos perderam tudo e foram injustiçados pelo simples fato de seguir fielmente o Senhor Jesus (Atos 8.1).
Verdadeiros discípulos pagam o preço por serem humildes de espírito, mansos, misericordiosos, limpos de coração, pacificadores e justos.
II. A atitude dos perseguidos
Na perseguição os/as discípulos/as não devem esmorecer. Pelo contrário precisam (12) "regozijar e exultar".
A atitude precisa ser de pessoas bem-aventuradas. Somos felizes em Cristo, mesmo debaixo de grandes perseguições.
É normal a revolta, a agressividade e até mesmo o desânimo. Mas precisamos viver o Evangelho e desenvolver em meio as dores da perseguição, a alegria de Deus.
O Senhor está no controle de tudo. Ele é a nossa justiça. Nossa alegria está Nele.
Mesmo diante de todas as afrontas na família, na escola, no trabalho ou até mesmo na igreja, precisamos manter a alegria de Deus. A Alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10).
Podemos orar e dizer: "Senhor! Eu não te entendo, mas confio em ti" (Basileia Schlink).
III. A Recompensa dos perseguidos
Nenhuma perseguição foge do controle de Deus. Existe uma recompensa para os perseguidos. Todo aquele que escolhe o caminho do discipulado do Senhor Jesus é perseguido, mas recebe a recompensa eterna.
A perseguição não é gratuita e nem sem recompensa. Quando optamos em fazer a vontade de Deus e viver em obediência ao projeto Dele, recebemos sua graças e somos chamados de Bem-aventurados.
Receberemos o reino dos céus, seremos consolados, herdaremos a terra, teremos farturas, alcançaremos misericórdia, veremos a Deus, seremos chamados de filhos e filhas de Deus e será grande o nosso galardão nos céus.
As pessoas perseguidas são consideradas seguidoras do exemplo dos profetas.
Nossos olhos precisam estar voltados para Deus e para sua Palavra.
Quando seguimos o Senhor Jesus o mundo perde o valor (I Jo 2.15).
Somos convidados a guardar tesouros no céu e viver a justiça, a paz e a caridade de Deus em um mundo de caos e destruição.
Conclusão:
O Evangelho de hoje nos ensinou que os verdadeiros discípulos pagam o preço por viverem os valores da Palavra de Deus.
Diante dos sacrifícios e afrontas das perseguições, precisamos manter a Alegria de Deus. A Alegria do Senhor é a nossa força.
O Evangelho nos convidou a esperar a recompensa celeste de um novo Céu e uma nova Terra, e desde já sinalizar e viver a justiça, a paz e a caridade de Deus fazendo discípulos e discípulas para o Senhor Jesus. Nenhuma perseguição pode impedir nosso crescimento espiritual.
Em Cristo somos mais do que vencedores.
Oração final:
Concede-nos a graça, ó Senhor, para responder prontamente ao chamado de nosso Senhor Jesus Cristo e proclamar a todos os povos as Boas Novas da sua salvação, para que nós e o mundo todo contemplemos a glória das suas maravilhosas obras; o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
Voltar