IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 28/10/2017
 

Lembre-se de não se esquecer

Pr. Tiago Medeiros da Costa Silva


 

Quantas vezes a nossa memória falha bem na hora em que mais precisamos dela? Justo quando aquele colega de décadas atrás lhe reconhece na rua e você não consegue lembrar o nome dele, ou então, quando procuramos nossos óculos e eles estão bem na nossa cabeça. Sempre. 

Esquecemos de tudo. Esquecemos das datas, dos prazos e de tirar a roupa do varal. Esquecemos até que envelhecemos. Por isso comemoramos nossos aniversários, para perceber que o tempo passa e que com ele estamos ficando um pouco mais velhos. Precisamos o tempo todo recordar o que é de fato importante porque corremos sempre o risco de perder o que é essencial. 

Em nossa comunidade celebramos o memorial da Santa Ceia a cada 15 dias. Memorial significa algo que é digno de ser lembrado, e aponta para aquilo que se deseja manter vivo. É preciso lembrar que Cristo morreu pela nossa liberdade e valorizar o seu sacrifício por nós. 

É sempre muito ruim quando a nossa memória falha. Em momentos de aperto ou de aflição, quando precisamos manter a tranquilidade, só conseguimos enxergar o que está acontecendo agora e dificilmente nos lembramos dos momentos de alegria e força. A primeira coisa que fazemos é esquecer de tudo que deu certo e só pensamos nas coisas ruins. Na hora das lutas e das dores, raramente conseguimos focar naquilo que pode nos dar esperança.

“Quero trazer a memória tudo aquilo que me dá esperança.”  Lm 3 :21 

Na tradição judaica o homem não começa a morrer quando fica velho ou doente, mas quando começa a esquecer de sua história. E como parte do povo de Deus, acreditamos que a bíblia é um livro norteador da nossa caminhada. É bom saber que ela é um registro de boas recordações, que não nega as aflições do mundo, mas nos lembra que devemos ter bom ânimo. Jesus Cristo venceu e, junto com Ele, nós podemos vencer também! 

Minha avó sempre amarrava uma fita no dedo para lembrar de não se esquecer.  É quase uma redundância que se faz necessária diante de um mundo sem memórias. Olhar para o retrovisor é fundamental na caminhada, ajuda a seguir em frente com segurança e com menos medos. Hoje eu lhe desafio a lembrar de não se esquecer de:

• Quando Ele te acolheu em seus braços de amor.

• Todas as alegrias que o amor do Pai já te proporcionou. 

• De que pessoas vão e vêm, mas Ele permanece eternamente.

• De todas as lutas e momentos que construíram sua história. 

• Quando Ele te sustentou em suas mãos de poder.

Em Hebreus 13: 8 a bíblia nos ensina que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Ele é o mesmo que andou por sobre o mar, o mesmo que restaurou a vista aos cegos e o mesmo que fez o paralítico andar. Precisamos lembrar que somente com Jesus podemos vencer os nossos problemas e somente nEle encontraremos salvação para a nossa nação. Lembre-se hoje, que o sacrifício de Jesus continua vivo e permanece sobre todos nós, para sempre.

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.