IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL
Fundada em 15 de Junho de 1902


Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20551–031     Tel.: 2576–7832


Igreja da Vila

Aniversariantes

Metodismo

Missão

Artigos e Publicações

Galeria de Fotos

Links


Reflexões
Rio, 9/12/2017
 

DOS CÉUS À TERRA – SEGUNDA VINDA (Atos dos Apóstolos Cap. 1: 1-11)

Pr. Edmar Leonardo da Silva


 

Hoje é o segundo domingo do Advento. Neste dia nos lembramos de João Batista pregando no deserto da Judéia o arrependimento e a conversão a Deus, e que após ele viria alguém do qual ele não era nem mesmo digno de desatar-lhe as correias das sandálias. João Batista veio preparar o povo para a vinda do Messias, ( Cf. Mc 1: 1-8 ).

No capítulo primeiro de Atos dos Apóstolos podemos ver Lucas narrando a ascensão de Jesus aos céus após ter passado 40 dias com seus discípulos. Neste período, Jesus os  instrui e lhes dá a grande comissão de fazer discípulos ( Mt 28: 18-20 ). Os discípulos foram instruídos a permanecer em Jerusalém, aguardando a promessa do Espírito Santo. Eles perguntaram a Jesus se nesse evento o reino de Israel seria restaurado. Jesus lhes responde que esta questão é exclusiva de Deus e que os discípulos não deveriam se preocupar com ela, mas apenas em receber o Espírito Santo para testemunhar  Deus em toda a parte. Após estas palavras, ascendeu às alturas diante deles. Com sua ascensão, Jesus encerra seu ministério físico na terra.  

Com a volta de Jesus para o céu, os discípulos ficaram como que meio órfãos. Estavam ainda sem saber como prosseguir. Foi quando então, surgem dois anjos que lhes afirmam que Jesus voltaria do mesmo modo que estava subindo ( v.11). É uma segunda promessa. Da mesma forma que sua primeira vinda foi promessa de Deus, novamente há uma  promessa de  que voltará outra vez, e desta vez para a consumação de todas as coisas.

Os discípulos foram orientados de que deveriam testemunhar, e isto em todo o tempo e em toda a parte. Eles tinham agora a declaração da volta de Jesus atestada pelos anjos. O próprio Jesus já havia declarado algumas vezes:  “voltarei e vos receberei para mim” (Jo 14: 2-3); “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” ( Jo 14:18 ).

Vinte séculos se passaram desde que a promessa da segunda vinda ou, segundo Advento de Jesus, Parousia ( Gr. Παρουσία) sem que tenha acontecido. Contudo, como crentes em Cristo e fiéis à sua Palavra, nós continuamos aguardando o seu retorno triunfante. O próprio Senhor Jesus afirmou aos seus discípulos: “Vou preparar-vos lugar” ( Jo 14: 2 ). Esta afirmação de Jesus nos conforta, pois Ele disse que foi preparar lugar para aqueles que crêem nele. 

Ele também enviou o Espírito Santo para que a igreja fosse preparada para a missão: “no mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16: 33 )

Vivemos em um mundo mergulhado no pecado. As pessoas estão vivendo cada vez mais para si, não se importando com as outras. São mortes, injustiças sociais, crises econômicas, desastres ecológicos, segregação étnico-racial,  moral relativizada, etc. Toda a sorte de coisas que desagradam à Deus. A igreja está neste mundo conturbado para fazer a diferença e não ela está só. O Espírito Santo veio ser o nosso Consolador e “nos guiar à toda verdade” ( Jo 16: 13 ). Ele está sobre nós e precisa estar em nós, para que possamos cumprir nossa missão.

João Batista veio preparar o caminho do Senhor para a sua primeira vinda. A igreja deve preparar o caminho para a segunda vinda do Senhor. Não há tempo a perder.

João Wesley sempre perguntava: "Tens a Graça?" Para depois indagar: "Tens os dons? Tens os frutos?". Com a ajuda do Espírito Santo podemos testemunhar neste mundo, pois é “Ele quem convence o mundo, do pecado, da justiça e do juízo” ( Jo 16: 8 ). Nosso trabalho é de, sob a graça de Deus, testemunhar. 

Jesus Cristo está voltando. Não podemos perder tempo nos ocupando com coisas que são secundárias, ou mesmo desnecessárias.  Nossa vida deve ser produtiva. É nisto que Deus é glorificado: “que deis muito fruto” ( Jo15: 8 ).

Encerro esse artigo com as palavras do apóstolo Paulo: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. ( Fl 4: 8 )                     

            

“Maranata, ora vem Senhor Jesus”!!

Voltar


 

Copyright 2006® todos os direitos reservados.